Alcancead http://seer.unirio.br/alcance <p>A Revista Eletrônica ALCANCEAD, publicação científica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, sob a responsabilidade da Coordenação de Educação a Distância, tem o propósito de divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação a distância através da publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas. <br />Um dos diferenciais da ALCANCEAD é ter em sua rede de autores atuantes no cotidiano dos cursos de graduação e pós-graduação que desenvolvem projetos em linhas de pesquisa destinadas ao estudo e desenvolvimento da educação a distância.</p> pt-BR Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:<br /><br /><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Creative Commons Attribution License by 3.0</a> que permite o compartilhamento do trabalho e criação de obras derivadas com reconhecimento da autoria do trabalho.</li></ol> alcancead@unirio.br (Profas Ludmila dos Santos Guimarães ; Giane Moliari A. Serra) alcancead@unirio.br (Equipe de Suporte Técnico) Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 REFLETINDO SOBRE AS CRIANÇAS E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO NA ESCOLA http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4911 O presente trabalho é parte de uma pesquisa (em andamento) de Iniciação Científica do curso de Pedagogia - modalidade a distância- intitulada “Territorialidades de crianças nas Instituições de Educação Infantil”. O foco está no novo campo da Geografia da Infância. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida em uma Unidade Municipal de<br />Educação Infantil (UMEI) de Niterói/RJ e busca determinar como a criança de cinco anos de idade apropria-se do espaço geográfico, e, a partir de sua vivência, ressignifica-o, evidenciando subjetividades e interpretações do espaço ofertado.<br />Além disso, considerando que infância se situa como categoria nas estruturas sociais, este trabalho objetiva compreender as relações que as crianças estabelecem com os espaços, na medida em que estes são mediados por suas interações culturais e sociais. Dessa forma, visando observar e interpretar a vivência das referidas crianças, esta pesquisa busca estudar as relações estabelecidas por elas a partir da tríade sociedade, infância e escola, a fim de entender a construção social da infância atual, e o papel que a escola vem desempenhando na modernidade.<br />Assim, esta pesquisa pretende identificar como as categorias de análise da Geografia emergem no contexto das brincadeiras e ações das crianças, ou melhor, nos espaços-tempo da Educação Infantil, possibilitando, no âmbito do processo de investigação e interpretação dos dados qualitativos, erigir parâmetros de entendimento do ser-estar das crianças no espaço imediato<br />da educação, e na sua mediação com o mundo.Ciências Ambientais. Inicialmente, foi oferecida para 26 alunos apenas, o que equivalia a metade do total de alunos inscritos na disciplina. Nos semestres seguintes, a oferta foi feita exclusivamente no modo semi-presencial.<br />Na ocasião em que foi oferecida concomitantemente com o ensino presencial, a turma de ensino a distância teve uma taxa de reprovação bem inferior em relação à turma presencial, independentemente do curso. Esse resultado é animador para o oferecimento da disciplina no modo semi-presencial. Andressa Farias Vidal, Vanessa Manhães Gomes, Marcio da Costa Berbat Copyright (c) 2015 Alcancead http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4911 Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300 USO DAS TIC NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM BASEADO NA AUTORIA INDIVIDUAL E COLETIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IFES http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4912 Esse artigo trata da experiência de formação em EAD oferecida pela universidade UNIRIO entre 2010 e 2014. A proposta do curso é a formação de profissionais para trabalhar nas áreas de Tutoria, Elaboração de Material e Gestão na EAD. A metodologia de ensino utilizada foi baseada em propostas pedagógicas segundo as quais os alunos seriam submetidos a atividades que utilizassem a autoria (individual e coletiva) como um recurso de aprendizagem.<br />O uso dos recursos digitais online permitiu a participação ativa dos alunos na construção de seus conhecimentos. A experiência desse curso nos leva a crer que, quando são convidados a participarem de forma ativa no processo de aprendizagem os alunos constroem seus conhecimentos de forma mais sólida. A experiência de implantação desse tipo de proposta em uma universidade pública mostrou-se bastante ousada e abre outras perspectivas em relação ao uso dos recursos digitais online na Educação. Cibeli Reynaud, Vicente Nunes Copyright (c) 2015 Alcancead http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4912 Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300 ALTERNATIVAS EDUCATIVAS BRASILEIRAS: RADIODIFUSÃO, TELE-EDUCAÇÃO, PROUCA e CODING http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4913 O artigo aborda propostas de ensino com metodologia alternativa à tradicional, como, por exemplo: a radiodifusão e a tele-educação. O TELECURSO e o Canal Futura são discutidos. Analisamos, depois, o PROUCA (Um computador por aluno).<br />Os pesquisadores: Sartori e Roesler (2005), Pinto (apud TEDESCO, 2004) e Saraiva (1996). foram, dentre outros, nossa base teórica. No seio de nossos argumentos, introduzimos a questão do Coding (programação de computadores) como tema curricular a ser adequado aos projetos pedagógicos. Sobre o assunto, contamos com as concepções da Profa. Clarisse Sieckenius de Souza (PUC-RJ) e de uma reportagem da Revista Veja (2014). Mariza Silva de Moraes, Hermínio Borges Neto, Kátia Regina Rodrigues Lima Copyright (c) 2015 Alcancead http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4913 Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300 ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMETO SOBRE A ABORDAGEM INTERACIONISTA: ESTUDO DE CASO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4914 Diante da realidade tecnológica de constantes inovações no qual estamos inseridos, o fenômeno educação a distância passa a ser entendido como parte de um processo de inovação educacional mais amplo que envolve a integração das tecnologias de informação e comunicação nos processos educacionais. O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de interação e colaboração para construção do conhecimento, tomando como objeto de estudo uma atividade proposta na interface “Fórum” da Plataforma Moodle no Instituto Federal Fluminense (IFF).<br />A forma como se deu as interações apresentou resultado positivo quanto à interação para a construção do conhecimento colaborativo. Entende-se que a interação ocorreu de modo assíncrono, de três formas diferentes: aluno-conteúdo; aluno-professor e aluno-aluno. Esses resultados demonstram a relevância da interface, assim como as possibilidades de enriquecimento<br />intelectual disposta na mesma, onde a adesão a espaços virtuais como AVAs apontam diversos aspectos reflexivos construtivos e colaborativos. Fabiano Viana Andrade, Arilise Moraes Almeida Lopes Copyright (c) 2015 Alcancead http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4914 Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300 PESQUISA E EXTENSÃO NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM TURISMO http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4915 O ensino a distância surge, no Brasil, como um projeto de ampliação de acesso ao nível superior, porém a garantia do tripé “ensino, pesquisa e extensão” ainda é um desafio para essa modalidade. O ensino a distância é mediatizado pela plataforma do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e por intermédio de tutores, materiais didáticos, polos e de ligações através de números 0800.<br />Além de suscitar uma série de interessantes e relevantes debates acerca de formas de construção do conhecimento, pensar pesquisa e extensão em uma nova modalidade de ensino é rever as concepções filosóficas que permeiam o ensino como um todo. Através da contextualização do ensino a distância no Estado do Rio de Janeiro e do Curso de Licenciatura em Turismo,<br />pretende-se refletir sobre o papel da pesquisa e extensão nesta modalidade, utilizando para tal a experiência em andamento dois projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos. Camila Maria dos S. Moraes, Maria Amália S. A. de Oliveira Copyright (c) 2015 Alcancead http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4915 Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300 Editorial http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4965 Editorial da Revista Alcancead 2014, v.2, n.2 Giane Moliari Amaral Serra, Ludmila dos Santos Guimarães Copyright (c) 2015 Alcancead http://seer.unirio.br/alcance/article/view/4965 Wed, 15 Apr 2015 00:00:00 -0300