A PRÁTICA DO BOI-BUMBÁ EM BELÉM: UMA BREVE APRESENTAÇÃO

Autores

  • Jorgete Lago UNIRIO

Palavras-chave:

Bumba meu boi

Resumo

O Boi-bumbá é uma das manifestações populares mais antigas de Belém e se mantém até hoje a partir das práticas de vários grupos na cidade, entre eles o grupo de Boi-bumbá Flor do Guamá, que está ativo há mais de trinta anos ininterruptamente e com o qual temos realizado a pesquisa de mestrado. A presente pesquisa tem como objetivo principal contribuir para estudos mais atualizados sobre a prática do Boi-bumbá em Belém e divulgar as atividades do grupo Flor do Guamá. Abstract The Boi-bumbá is one of the oldest popular manifestations in Belém, (the capital of the State of Pará) surviving today due to the practices of a few groups in the city, among which the group of Boi-bumbá Flor do Guamá, which has been active for more than thirty years uninterruptedly, and was the subject of my master’s dissertation. The present research has as its main objective to contribute a modern vision of the Boi-bumbá in Belém and to divulge the activities of the group Flor do Guamá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorgete Lago, UNIRIO

Jorgete Maria Portal Lago nascida em Belém em 1977. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Música na Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 1999. Já na graduação iniciou seu interesse e pesquisa sobre a manifestação do Boi-bumbá em Belém que culminou no seu trabalho de conclusão de curso. A partir deste trabalho iniciou a coleta de dados sobre o Boi-bumbá em Belém, já objetivando a pesquisa na pós-graduação. No período anterior ao mestrado realizou pesquisas documentais e de campo com o grupo de Boi-bumbá Flor do Guamá, além de participações em eventos em que o Boi-bumbá fosse tema principal. Em 2005 ingressou para o curso de mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde em 2006 defendeu a dissertação com o tema “Os espaços de apresentação do Boi-bumbá em Belém (PA): um estudo das apresentações do Boi-bumbá Flor do Guamá”. Também em 2005 trabalhou na segunda versão do projeto Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira elaborado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Atualmente é professora de Arte-educação na rede municipal de ensino de Belém.

Downloads

Publicado

2008-04-22

Como Citar

Lago, J. (2008). A PRÁTICA DO BOI-BUMBÁ EM BELÉM: UMA BREVE APRESENTAÇÃO. Cadernos Do Colóquio, 8(1). Recuperado de http://seer.unirio.br/coloquio/article/view/123

Edição

Seção

Etnografia das práticas musicais