PEÑA, BIENVENIDA ENTRE NOSOTROS: MODERNA MÚSICA URBANA E A CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Alvaro Simões Corrêa Neder IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

identidade, música regional, Mato Grosso do Sul

Resumo

A identidade cultural do Mato Grosso do Sul é definida na atualidade por grande parte de seus atores – agentes culturais, sociais, políticos e econômicos – por meio de símbolos rurais como a música regional e o Pantanal, com sua fauna, flora e costumes. Esta identidade é apresentada como “natural”, através de discursos verbais e musicais que pretendem ser a expressão da “essência” do sul-mato-grossense. A comunicação aqui proposta parte da constatação de que, ao contrário, tanto a música regional quanto o Pantanal eram, ainda há poucas décadas, recusados como traços identificatórios pela maior parte da população. Assim, sugere que estamos frente a um complexo processo de construção identitária, e propõe a investigação dos múltiplos discursos verbais e musicais que unificaram-se problematicamente em torno dessa auto-definição. Busca-se, assim, compreender a pluralidade de discursos e caracterizar os atores que os proferiram, suas motivações e interesses, para entender esta auto-definição à luz da análise dos vetores históricos e sociais que a atravessam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvaro Simões Corrêa Neder, IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena Ed. Art. com habilitação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e Doutorado Multidisciplinar em Letras (Literatura Brasileira, Linguagem e Teoria da Literatura) pela PUC-Rio (2007). Foi Teacher Assistant da Universidade Brown (EUA), ministrando o curso Introduction to Ethnomusicology. Publicou o livro Creativity in Education: Can Schools Learn with the Jazz Experience? (WCP, EUA, 2002). Sua tese de doutorado foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio para representar o programa no Grande Prêmio Nacional Capes de Teses de Doutorado 2008. Como crítico musical, publicou textos para vários livros de referência lançados nos EUA e acima de 2.300 artigos na imprensa norte-americana. Tem experiência nas áreas de Musicologia e Etnomusicologia, com ênfase em Teoria Cultural da Música, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia das músicas de tradição oral brasileira, música popular brasileira, educação e antropologia da música. É tradutor acadêmico. Desde 1980 atua como professor de música, tendo também trabalhado por vários anos como músico e produtor de gravações em estúdio e sido membro da Old Time String Band coordenada pelo etnomusicólogo Jeff Titon. Também trabalhou, por quatro anos, como produtor da Rádio Educativa 104.7 kHz, nos programas Jazz Session, MPB do A ao Z e Voces de América. Ministrou por um ano o curso Introdução à Etnomusicologia na Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente ministra o curso Produção Musical na Graduação em Produção Cultural e Pós-Graduação em Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É coordenador da Pós-Graduação em Produção Cultural desta instituição. Está envolvido com a pesquisa do jongo no RJ, com o foco na descrição e análise dos aspectos musicais e seu significado para a cultura da comunidade de Pinheiral/RJ, frente às transformações trazidas pelas políticas públicas de patrimonialização.

Downloads

Publicado

2009-01-14

Como Citar

Neder, A. S. C. (2009). PEÑA, BIENVENIDA ENTRE NOSOTROS: MODERNA MÚSICA URBANA E A CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE CULTURAL EM MATO GROSSO DO SUL. Cadernos Do Colóquio, 9(1). Recuperado de http://seer.unirio.br/coloquio/article/view/223

Edição

Seção

Etnografia das práticas musicais