REIS DOS CACETES: UMA ETNOGRAFIA DA PERFORMANCE MUSICAL DO TERNO DOS TEMEROSOS DE JANUÁRIA/MG

Autores

  • Edilberto José de Macedo Fonseca PPGM - Unirio

Palavras-chave:

Performance, Cultura Popular, Folclore

Resumo

Os primeiros registros fonográficos com o Terno de Reis dos Temerosos foram feitos pelo folclorista Joaquim Ribeiro em 1960, para a Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro. Hoje novos registros têm sido feitos como parte de políticas públicas de promoção cultural. Abordados a partir dos chamados estudos de performance, ritual religioso e realização poética-musical-coreográfica são analisados segundo o que o antropólogo Milton Singer chamou de performance cultural. Nesse sentido, adotando ferramentas metodológicas interdisciplinares, pretendo apresentar as principais características referenciais da performance do grupo, observando aspectos do repertório musical e das mudanças que nele se verificam hoje, a partir de dados colhidos no trabalho etnográfico de campo e também na coleta documental de registros históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilberto José de Macedo Fonseca, PPGM - Unirio

Possui graduação em Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e encontra-se em fase de finalização do doutorado em Etnomusicologia pela mesma Universidade. Vem atuando como consultor em projetos do Centro Nacional de Cultura Popular ligado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, cultura popular, música, antropologia e folclore.

Downloads

Publicado

2009-01-15

Como Citar

Fonseca, E. J. de M. (2009). REIS DOS CACETES: UMA ETNOGRAFIA DA PERFORMANCE MUSICAL DO TERNO DOS TEMEROSOS DE JANUÁRIA/MG. Cadernos Do Colóquio, 9(1). Recuperado de http://seer.unirio.br/coloquio/article/view/232

Edição

Seção

Etnografia das práticas musicais