JEAN PIAGET NA ESCOLA DE MÚSICA: O ALUNO COMO O SUJEITO DA AÇÃO SOBRE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS

Autores

  • Lilia do Amaral Manfrinato Justi Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo é uma síntese da revisão dos estudos sobre ensino e aprendizagem em música com base na Teoria Psicogenética de Jean Piaget e de estudos sobre o uso de instrumentos musicais em contextos de educação musical. Com esta revisão queremos buscar apoio para a análise de condutas musicais de crianças de 7 a 12 anos de idade quando submetidas ao ensino formal em escolas de música. Algumas pesquisas confirmam a importância da exploração sensório-motora em atividades com instrumentos musicais como meio privilegiado para estimular a construção de representações mentais em música. O uso de metáforas na comunicação professor/aluno ao agir sobre os instrumentos, assim como aqueles observados no processo de construção significativa dos saberes musicais de crianças e jovens, nos leva a um consenso sobre o uso metafórico do conceito de música como linguagem. Este conceito é abordado por vários autores quando relacionam a educação musical assim como o uso de instrumentos musicais com temas ligados ao fazer musical tais como interpretação, composição, execução, expressividade, sonoridade, técnica e leitura musical. Abstract This paper is a synthesis of a review on studies about music teaching and learning on the Psycogenesis Theory of Jean Piaget and on studies of use of musical instruments in the context of musical education. With this revision, we seek the support for analysis of musical conduct of children ages 7-12 year, when submitted to formal musical schools. Some research confirm the relevance of exploring motor-sensorial explorations in activities with musical instruments as a priviledged way to stimulate the construction of musical representations in the minds of the learner. The use of metaphors in communication between teacher and student at the act of dealing with the instrument, as well as those observed in the process of building knowledge for children and youngsters, take us to a consensus about the use methaphoric of music as a language. This concept is used by various authors when it is related musical education, as well as the use of musical instruments, with building the relationship with “music making” in areas such as interpretation, performance, composition, execussion, expressiviness, soundness, technics and musical reading.

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Publicado

2010-03-11

Como Citar

Justi, L. do A. M. (2010). JEAN PIAGET NA ESCOLA DE MÚSICA: O ALUNO COMO O SUJEITO DA AÇÃO SOBRE OS INSTRUMENTOS MUSICAIS. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de http://seer.unirio.br/coloquio/article/view/555

Edição

Seção

Psicologia da Música