ELEMENTOS PARA REFLEXÃO QUANTO AO USO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MÚSICA

Autores

  • Antonio Henrique Seixas de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Martins dos Santos

Resumo

O presente trabalho tem como foco a Teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner e pretende evidenciar alguns pontos relevantes que tenham aplicação no ensino-aprendizagem em música. Gardner revolucionou o conceito de inteligência combatendo a idéia de inteligência geral ou única e discute a aprendizagem e cognição humana em todos os seus trabalhos publicados e entrevistas. Optou-se, neste trabalho, por abordar alguns pontos relativos à educação artística, prescritos por Gardner em seus estudos junto ao Projeto Zero e também à inteligência musical e seu comportamento específico. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, que se encontra amalgamada em apontamentos considerados relevantes para uma reflexão do assunto. Abstract The present work’s focus is the Multiple Intelligence Theory developed by Howard Gardner and intends to show clearly some relevant points to application on teaching-learning in music. Gardner started a revolution fighting the general intelligence conception or unique and discuss the learning and human cognition in all his publicated works and interviews. The option, in this work, is to reach some points about artistic education that Gardner had prescripted in his studies on Projeto Zero and about musical intelligence and its specific behavior. The used methodology is bibliographic review, that is amalgamated into notes considered relevants to the reflexion on the subject.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

de Oliveira, A. H. S., & dos Santos, J. M. (2010). ELEMENTOS PARA REFLEXÃO QUANTO AO USO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MÚSICA. Cadernos Do Colóquio, 10(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/560

Edição

Seção

Psicologia da Música