81ª Semana Brasileira de Enfermagem e 1ª Semana Brasileira de Enfermagem em Tempos de Pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.10031

Resumo

Iniciamos esse editorial dirigindo-nos aos profissionais de enfermagem que hoje já não estão entre nós. Foram calados pela pandemia, sobretudo pela falta de recursos, de proteção, pela indiferença. Justamente quando a Organização Mundial da Saúde declara 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem, alertando que o mundo precisa de mais nove milhões de enfermeiros e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030; quando serão celebrados os 200 anos de Florence Nigthingale, a precursora da Enfermagem Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1995), Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998-UNIRIO) Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2005). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua na Graduação e Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado Acadêmico -PPGENF e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional (PPGSTEH). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e do Idoso, discutindo as situações clínicas e cirúrgicas, família, grupos vulneráveis, e Modelos Assistenciais em Oncologia. Coordenadora do Projeto de Extensão Manejo em Feridas - Integração Ensino-Serviço; Coordenadora do Curso de Extensão: Preceptoria:  Desenvolvendo Competências Consistentes" Coordenadora do GEPAOM- UNIRIO -Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Oncologia Multiprofissional. Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem e a Saúde da População ( UNIRIO) e membro do Laboratório de Pesquisa de Resiliência em Enfermagem ( LAPRENF). Diretora do Colégio Doutoral Tordesillas Enfermagem (CDTE). Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO)

Inês Maria Meneses dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Coordenadora do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto / UNIRIO. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Especialização em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991); Especialização em Formação de Docentes para Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (1994) e Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). Mestrado (1998) e Doutorado (2009) em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Enfermagem Materno-Infantil, com ênfase em Enfermagem Neonatal, Enfermagem Obstétrica e Enfermagem em Ginecologia.

Cristiane Rodrigues da Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (2009), Especialista em a Moderna Educação pela PUC (2019). Atualmente é vice-diretora e professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Contribui com aulas teóricas e práticas da Disciplina de Estágio Curricular de Enfermagem na Atenção à Saúde da mulher. Ministra aulas na pós-graduação: mestrado acadêmico e profissional. Áreas de atuação: saúde da mulher, saúde do recém-nascido e educação.

Ana Cristina Silva Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1998), Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgico pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado em Enfermagem pela Escola De Enfermagem Anna Nery - UFRJ. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em EDUCAÇÃOEM SAÚDE, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem Perioperatória - Cirurgia Ortopédica - Educação em saúde - Consulta de Enfermagem e Fenomenologia.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Souza SR de, Santos IMM dos, Rocha CR da, Pinto ACS. 81ª Semana Brasileira de Enfermagem e 1ª Semana Brasileira de Enfermagem em Tempos de Pandemia COVID-19. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 19º de abril de 2024];12. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10031

Edição

Seção

Editorial

Plum Analytics