Construction of a calendar for people with hypertension for self-care in the hospital - home transition / Construção de calendário à pessoa com hipertensão para o cuidado/ autocuidado na transição hospital – domicílio

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Letícia Kühn Silveira
http://orcid.org/0000-0002-7867-5871
Bianca de Moura Peloso-Carvalho
http://orcid.org/0000-0001-5336-2249
Camila Mendonça de Morais
http://orcid.org/0000-0001-5544-8409
Eliza Maria Rezende Dázio
http://orcid.org/0000-0001-9216-6283
Patrícia Scotini Freitas
http://orcid.org/0000-0002-8270-8955
Silvana Maria Coelho Leite Fava
http://orcid.org/0000-0003-3186-9596

Resumo

Objetivo: descrever a construção de um material educativo em forma de calendário para o autocuidado às pessoas com hipertensão arterial no processo de transição hospital-domicílio. Método: estudo metodológico fundamentado em critérios para a elaboração de materiais educativos, na revisão de escopo, nos princípios da literacia em saúde e da Andragogia. Resultados: construção do calendário ilustrado, com os temas: definições da hipertensão arterial; valores da pressão arterial; técnica para a medida da pressão arterial; estratégias para o controle da pressão arterial; tratamento não farmacológico e farmacológico da hipertensão e direitos da pessoa com Hipertensão arterial. Conclusão: a construção do material educativo no formato de calendário às pessoas com hipertensão arterial no processo de transição hospital- domicílio pode contribuir para a continuidade dos cuidados, com potencial para a pessoa cuidar melhor de si.




 

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Como Citar
1.
Silveira LK, Peloso-Carvalho B de M, Morais CM de, Dázio EMR, Freitas PS, Fava SMCL. Construction of a calendar for people with hypertension for self-care in the hospital - home transition / Construção de calendário à pessoa com hipertensão para o cuidado/ autocuidado na transição hospital – domicílio. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de novembro de 2021 [citado 18º de maio de 2022];13:1542-1547. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10414
Seção
Research
Biografia do Autor

Letícia Kühn Silveira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Bianca de Moura Peloso-Carvalho, Universidade Federal de Alfenas-MG

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Camila Mendonça de Morais, Escola de Enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Alfenas-MG.

Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutoranda do programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Eliza Maria Rezende Dázio, Escola de Enfermagem.Universidade Federal de Alfenas-MG.

Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

Patrícia Scotini Freitas, Escola de Enfermagem.Universidade Federal de Alfenas-MG

Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Silvana Maria Coelho Leite Fava, Escola de Enfermagem-Universidade Federal de Alfenas-MG

Doutora. Professora Associada II da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós- graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-MG

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