VIOLÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: A VISÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E SERVIÇO SOCIAL.

Autores

  • Fagner Coelho Romano
  • Danielle Cristina de castro Simões
  • Fabianna olmo Ferreira
  • Janice Machado Cunha UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

violência, infância e educação

Resumo

CONSIDERAÇÕES INICIAIS: A violência nem sempre é fácil de ser percebida, gera dor, sofrimento e seus impactos podem ser vistos sob várias formas. Muitos não sabem como é alto o custo de uma violência, além do que já foi perdido, como a integridade de um ser, perde-se milhões dos cofres públicos com assistência à saúde. Assim o uso da violência na educação de crianças se tornou um tema relevante já que se trata de um problema de saúde pública.

OBJETO DE ESTUDO: A percepção dos acadêmicos de Enfermagem (Enf) e Serviço Social (SSO) da UERJ quanto à violência física como forma de educar crianças.

 OBJETIVOS: a) identificar a visão dos acadêmicos de ambos os cursos a cerca da violência como forma de educar crianças; b) relacionar divergências e/ou convergências de opinião entre os dois grupos.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. A pesquisa teve como cenários a Faculdade de Enf e de SSO da UERJ. Foram entrevistados 7 alunos pertencentes a Faculdade de Enf e 7 pertencentes a Faculdade de SSO. Totalizando 14 entrevistas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista qualitativa semi-estruturada por meio de um roteiro.

RESULTADOS: Durante a análise foram identificadas unidades de registros que foram agrupadas em temas e deram origem às subcategorias e categorias. Constatou-se que de um modo geral as visões dos acadêmicos de Enfermagem e Serviço Social  eram semelhantes e confluíram para três categorias: Educação Familiar; Contexto Familiar, Social, Cultural e Econômico e Formação Acadêmica do Enfermeiro e do Assistente Social. Nas entrevistas de acadêmicos da Faculdade de Enfermagem, a primeira categoria caracterizada como Educação Familiar foram registrados 91 URs (17,50%) sendo dividida em 2 subcategorias, a saber Tipos de Educação de Crianças 72URs (13,85%) e Educação dos Pais 19URs (3,65%). Na segunda categoria denominada Contexto Familiar, Social Cultural e Econômico foram encontradas 354 URs (68,08%) apresentadas em 6 subcategorias: Dinâmica Social 28URs (5,38%), Características da Infância 19URs (3,65%), Dinâmica Familiar 109URs (20,96%), Vivências de Violência 102URs (19,62%), Repercussões da Violência 46URs (8,85%) e Tipologia da Violência 50URs (9,62%). A terceira categoria foi Formação Acadêmica do Enfermeiro e do Assistente Social acerca da temática, não houve necessidade de subdividí-la em subcategorias tendo sido agrupadas 75 URs (14,42%), nesta categoria.

Na Faculdade de Serviço Social na primeira categoria Educação Familiar registramos 89 URs (20,27%) que foi dividida em 2 subcategorias, a saber Tipos de Educação de Crianças 54 URs (12,30%) e Educação dos Pais 35 URs (7,97%). A segunda categoria caracterizada como Contexto Familiar, Social Cultural e Econômico na qual registramos 304 URs (69,25%), apresentada em 6 subcategorias: Dinâmica Social 35URs (7,97%), Características da Infância 15 URs (3,42%), Dinâmica Familiar 104URs (23,69%), Vivências de Violência 51URs (11,62%), Repercussões da Violência 48URs (10,93%) e Tipologia da Violência 51URs (11,62%). A terceira categoria foi Formação Acadêmica do Enfermeiro e do Assistente Social acerca da temática agrupando-se 46 URs (10,48%).  Durante a análise constatou-se uma quase unanimidade no que se refere a necessidade de uma educação livre de violência, porem varias divergências quanto à melhor forma de educar. Foram encontradas contradições que são explicadas pelas diferenças nas estratégias curriculares de cada curso. Percersebeu-se algumas dificuldades por parte dos acadêmicos de tratar do tema, quando relacionado a sua própria historia de vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Discutir o tema violência tanto em Enfermagem quanto em Serviço Social, na Atenção à Saúde da Criança representa um grande desafio, pois é necessário sair do lugar comum, de tratar a violência como assunto meramente teórico e distante da nossa realidade, para buscar a sensibilização dos alunos juntamente com um aprofundamento científico. Diante de todo processo de análise das entrevistas notou-se por parte dos entrevistados de ambos os cursos uma similaridade de opiniões em todas as respostas e com isso emergiram categorias e subcategorias iguais em ambas as análises. Assim, conclui-se com esse trabalho que ambos os cursos necessitam de uma melhor abordagem acerca da temática. E sugere-se que durante os cursos de graduação em enfermagem e em Serviço Social, haja uma melhor abordagem por parte dos docentes acerca da temática educação de crianças e violência contra crianças. Podendo também haver a confecção de cursos que não só abranjam o ambiente universitário, mas também toda a população que são ou um dia serão pais.  

REFERÊNCIAS:

ATENÇÃO INTEGRAL ÀS DOENÇAS PREVALENTES DA INFÂNCIA, AIDPI. Detecção e Prevenção de Maus-Tratos na Infância no Marco da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância. Módulo de capacitação. Adaptação para o Brasil: set. 2006. Disponível em: <http://www.ippmg.org.br/pdf/AIDPI.pdf> Acesso em: 13/10/2009 às 17h00min.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BRASIL, CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Lei 8.069 de 13.07.90. Estatuto da Criança e do adolescente. Rio de Janeiro,2008, p.10,12 e 84.

______, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2001. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p. 37. Disponível em: . Acesso em: 13/10/2009 às 08h34min.

BRÊTAS, J.R.S.; SILVA, C.V.; QUIRINO, M.D.; RIBEIRO, C.A.; KURASHIMA, A.Y.; MEIRA, A.O.S. O Enfermeiro frente à criança vitimizada. São Paulo: Editora Acta Paul.Enf., V.7, n.1, p.03-10, jan/mar, 1994.

CUNHA, J. M.; GONÇALVES, F. G. A.; SIMÕES, D. C. de C.; CARMO, D. A.; SOUZA, V. M. A violência física na infância de estudantes de enfermagem. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. Anais do 47º Congresso Científico do HUPE “Saúde da Família”, p. 159-160, Ano 8 – Suplemento 2009.

DESLANDES, S. F. Atenção à criança e adolescentes vítimas de violência doméstica: análise de um serviço. Caderno de Saúde Pública. Rio de Janeiro. 1994; 10 (supl. 1); p.177-187.

______, S. F.; ASSIS, S. G.; GOMES, R.; NJAINE, K.; CONSTANTINO, P. Livro das Famílias: Conversando sobre a vida e sobre os filhos. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde - Sociedade Brasileira de Pediatria, 2005.

FIGUEIRA, A. C.; SOUZA, I. C. N.; RIOS, V. G.; BENGUIGUI, Y. Manual para o desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância, Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde, 2005.

HARPER, K.; HORNO, P.; MARTIM, F.; NILSON, M. Erradicando o Castigo Físico e Humilhante Contra a Criança: Manual de Ação. Ed.: Save the Children, Suécia . Aliança Internacional Save the Children, 2005.

KRUG, E. G. et al.,eds. World report on violence and health. Geneva: World Health Organization, 2002.

POLIT, D.F.; BECK, HUNGLER, B.P. Fundamentos de Enfermagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

VIEIRA, G. Dói mais do que você pensa. Disponível em: <www.naobataeduque.com.br>. Acesso em: 07/04/2010 às 03h50min.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagner Coelho Romano

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Família, violência e saúde da Criança.

Danielle Cristina de castro Simões

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). , atuando principalmente no seguinte tema: violência; infância; acadêmicos; enfermagem; acadêmicos de serviço social .

Fabianna olmo Ferreira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). , atuando principalmente no seguinte tema: violência; infância

Janice Machado Cunha, UERJ

possui em Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), Mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pela Fundação Oswaldo Cruz (1998) e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo IFF/FIOCRUZ(2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, criança, criança e adolescente, ECA, violencia familiar e ações sócio educativas.

Downloads

Publicado

2010-12-23

Como Citar

1.
Romano FC, Simões DC de castro, Ferreira F olmo, Cunha JM. VIOLÊNCIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: A VISÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E SERVIÇO SOCIAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de dezembro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1146

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics