MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES

Autores

  • Verônica Santos Albuquerque Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • José Carlos Lima de Campos Centro Universitário Serra dos Órgãos

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Mental, Currículo Integrado.

Resumo

OBJETIVO: Apresentar o desenvolvimento pedagógico para construção de competências relacionadas ao cuidado em Saúde Mental no currículo integrado, implantado no Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO desde 2007. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência que retrata a diversificação de cenários e de estratégias de ensino-aprendizagem, utilizados para a formação de enfermeiros, com foco na área da Saúde Mental, no período de 2008 a 2010. RESULTADOS: São apresentadas reflexões sobre as atividades pedagógicas propostas no Curso, que incluem sessões tutoriais, conferências, filmes, seminários, atividades em laboratório de habilidade, inserção em cenários de prática onde se processa a vida e o trabalho em saúde e visitas guiadas a instituições voltadas ao cuidado de portadores de transtornos mentais. CONCLUSÂO: A experiência vem mostrando que essa diversificação proporciona aos estudantes uma visão mais global e contextualizada do processo de adoecimento mental e das inúmeras possibilidades de intervenção. DESCRITORES: Enfermagem; Saúde Mental; Currículo Integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Santos Albuquerque, Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ). Professora titular dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

José Carlos Lima de Campos, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ). Chefe do Serviço de Enfermagem do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB/UFRJ). Professor adjunto dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Downloads

Publicado

2010-12-14

Como Citar

1.
Albuquerque VS, de Campos JCL. MENTAL HEALTH IN THE INTEGRATED CURRICULUM OF UNIFESO’S NURSING GRADUATION COURSE: DIVERSIFICATION OF SETTINGS AND LEARNING STRATEGIES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de dezembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1226

Edição

Seção

Experience Report

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics