GENERATING SOURCES OF STRESS IN THE LIFE OF OCCUPATIONAL HEALTH

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Rilaine Silva Nóbrega UNESA
  • Carlos Magno Carvalho da Silva EEAAC/UFF
  • Elaine Antunes Cortez EEAAC/UFF
  • Rafael de Moraes Sales UFC
  • Rachel de Moraes Sales UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2197-2206

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Saúde do trabalhador, Riscos ocupacionais, Comportamento, Condições de trabalho.

Resumo

Objetivos: investigar as fontes geradoras de estresse na vida do profissional de saúde e analisar os elementos constitutivos que repercutem na conduta de trabalho. Método: estudo exploratório, abordagem quantitativa, utiliza especificações das variáveis determinantes do nível de estresse. Construiu-se um modelo estatístico de frequência simples, embasado no método dos mínimos quadrados ordinários. Os participantes foram trinta trabalhadores com faixa etária entre 25 e 70 anos, em uma instituição de saúde, situada no município do Rio de Janeiro - RJ.  O estudo foi encaminhado ao Comitê de ética em pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, aprovado sob nº 104-08. Resultados: a história profissional foi a fonte que determinou maior estimativa de risco relativo, identificando-se 52,5% de fatores indesejáveis relacionados ao estresse e o profissional da saúde percebe a presença de agentes condicionantes ao estresse em seu modo de vida. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de educação permanente, na prevenção do estresse laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Rilaine Silva Nóbrega, UNESA

Graduada em Enfermagem pela UNESA - RJ

Carlos Magno Carvalho da Silva, EEAAC/UFF

; Graduado em Enfermagem pela EEAAC/UFF; Mestre em Ciências da Saúde pelo Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS/ UFF). Especialista em Enfermagem do Trabalho (UERJ).

Elaine Antunes Cortez, EEAAC/UFF

Doutora em Enfermagem; Especialista em Enfermagem do Trabalho; Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/UFF.

Rafael de Moraes Sales, UFC

Mestre em Economia Rural (UFC).

Rachel de Moraes Sales, UNIFOR

Graduada em Fisoterapia (UNIFOR - CE)

Downloads

Publicado

2011-08-04

Como Citar

1.
Valente GSC, Nóbrega RS, da Silva CMC, Cortez EA, Sales R de M, Sales R de M. GENERATING SOURCES OF STRESS IN THE LIFE OF OCCUPATIONAL HEALTH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de agosto de 2011 [citado 18º de abril de 2024];3(3):2197-206. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1434

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics