OCCUPATIONAL RISKS IN AN INTENSIVE CARE UNIT WITHIN THE STATE OF RIO DE JANEIRO

Autores

  • Shino Shoji Universidade do Estado do Rio de janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vanessa Cristina Maurício Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Leite Hipólito Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2297-2308

Palavras-chave:

Riscos Ocupacionais, Enfermagem do Trabalho, Unidade de Terapia Intensiva

Resumo

Pesquisa descritiva e exploratória sobre os riscos ocupacionais a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva, localizada em um Hospital Municipal do interior do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos: identificar os principais riscos ocupacionais a que estão expostos os profissionais de enfermagem; sugerir mudanças que visassem à minimização dos riscos encontrados. Método: coleta deu-se através da observação, e sua análise foi realizada à luz do referencial teórico que norteou o estudo. Resultados: os principais riscos biológicos envolvem a exposição dos trabalhadores a fluidos corporais, a gotículas e aerossóis; e estão relacionados ao descarte inapropriado do material e à sujidade do ambiente. Os riscos de acidentes referem-se ao contato com materiais perfurocortantes e a estrutura física inadequada. Conclusão: existem inúmeros riscos no setor que colocam em perigo a vida dos trabalhadores e que medidas emergenciais devem ser tomadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shino Shoji, Universidade do Estado do Rio de janeiro

Mestranda em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Centro Cirúrgico pela Universidade de São Paulo. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal de São Paulo. 

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora de Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador.

Vanessa Cristina Maurício, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica e em Terapia Intensiva. Enfermeira Intensivista do Hospital Geral de Guarus (HGG) e enfermeira do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO).

Rodrigo Leite Hipólito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professor da Universidade Federal Fluminense, Chefe de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Guarus (HGG).

Downloads

Publicado

2011-09-18

Como Citar

1.
Shoji S, Souza NVD de O, Maurício VC, Hipólito RL. OCCUPATIONAL RISKS IN AN INTENSIVE CARE UNIT WITHIN THE STATE OF RIO DE JANEIRO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de setembro de 2011 [citado 25º de abril de 2024];3(3):2297-308. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1463

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics