Ações de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca: uma revisão integrativa Nursing actions for patients with heart failure: an integrative review

Main Article Content

Quezia Cristina da Silva Simões lessa
Jenefer de Meneses Frossard
Fernanda Almenara Silva dos Santos
Gisella de Carvalho Queluci
Dayse Mary da Silva Correia
Ana Carla Dantas Cavalcanti

Resumo

Objetivos: identificar estudos sobre as ações educativas aos pacientes com insuficiência cardíaca realizadas pelo enfermeiro e avaliar sua importância a fim de destacar métodos, estratégias e novos conceitos na área. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual foram selecionados 15 artigos nas bases de dados Lilacs, Medline e no Portal de Periódicos da Capes, publicados entre 1995 e 2010. Resultados: na análise, observou-se a prevalência de pesquisas sobre os benefícios da educação em saúde prestada nos mais variados cenários de atuação, principalmente durante a consulta de enfermagem, no uso de meios de comunicação à distância e por outros meios. Conclusão: a prática de ensino deve fazer parte do manejo diário começando o mais precocemente possível, no contexto hospitalar, e prolonga-se depois da alta, pois dessa forma observamos o aumento do conhecimento dos clientes sobre a doença e o propósito das intervenções farmacológicas e não farmacológicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
lessa QC da SS, Frossard J de M, dos Santos FAS, Queluci G de C, Correia DM da S, Cavalcanti ACD. Ações de Enfermagem ao paciente com Insuficiência Cardíaca: uma revisão integrativa Nursing actions for patients with heart failure: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 5º de abril de 2016 [citado 18º de maio de 2022];8(2):4587-600. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1469
Seção
Review
Biografia do Autor

Gisella de Carvalho Queluci, universidade federal fluminense

Doutora em Enfermagem. Professor adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Dayse Mary da Silva Correia, universidade federal fluminense

Doutoranda em Ciências Cardiovasculares. Professora assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Ana Carla Dantas Cavalcanti, universidade federal fluminense

Doutora em Enfermagem. Professor adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)