CAREGIVER TO CARE: RAISING AWARENESS PRACTICE CARE OF YOURSELF

Main Article Content

Viviane Euzébia Pereira Santos
Beatriz Schumacher
Bruna Vieira
Adriana Gonçalves de Barros

Resumo

Objetivo: analisar as necessidades dos cuidadores de um hospital de Santa Catarina com relação ao cuidado de si. Metodo: pesquisa qualitativa, descritiva exploratória, utilizada a entrevista semi-estruturada, visando explorar como os profissionais percebem o cuidado de si e o que costumam fazer para cuidarem-se. Participaram do estudo 34 colaboradores de um hospital estadual do norte do estado de Santa Catarina. Resultados: as entrevistadas reconhecem o significado do cuidado de si e o conceituam como as ações para propiciar a qualidade de vida e destacam atividades de relaxamento/ lazer, hábitos alimentares saudáveis, manter uma atividade física regular. Conclusão: deve-se criar o mundo solidário dentro da própria profissão, identificando os problemas de saúde entre os profissionais de saúde, nas mais diversas situações de trabalho. Programas educacionais, estratégias clínicas para orientação e o diagnóstico precoce desses problemas devem ser estimulados, visando a sensibilização para o cuidado de si. Descritores: cuidado de enfermagem; autocuidado; saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Santos VEP, Schumacher B, Vieira B, de Barros AG. CAREGIVER TO CARE: RAISING AWARENESS PRACTICE CARE OF YOURSELF. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 13º de setembro de 2011 [citado 26º de setembro de 2022];3(3):2269-76. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1475
Seção
Research
Biografia do Autor

Viviane Euzébia Pereira Santos, Univasf

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Enfermagem da Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; membro dos grupos de pesquisa  laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal/ RN

Beatriz Schumacher, IELUSC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PEN/ UFSC. Coordenadora e docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Bom Jesus/ IELUSC – Joinville/SC. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em Enfermagem NEPEN- IELUSC.

Bruna Vieira, IELUSC

Enfermeira. Graduada pelo Curso de Graduação em Enfermagem do Bom Jesus/ IELUSC – Joinville/SC. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em Enfermagem NEPEN- IELUSC.

Adriana Gonçalves de Barros, Univasf

Discente em Enfermagem pela UNIVASF. Membro do Grupo de estudos e pesquisas de cuidado em saúde e – GEPECS/ UNIVASF/PE.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2