PROFILE OF USERS WITH TUBERCULOSIS IN A CITY OF THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL

Main Article Content

Dalva Cezar da Silva
Teresinha Heck Weiller
Mariangela Uhlmann Soares
José Luís Guedes dos Santos
Maria de Lourdes Denardin Budó

Resumo

Objetivo: descrever o perfil epidemiológico de usuários acompanhados pelo serviço de referência em Tuberculose da Secretaria de Saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul entre 1999 a 2008. Método: Estudo epidemiológico transversal, com análise descritiva de dados secundários. Resultados: Foram notificados 977 casos, 646 (66%) eram do sexo masculino, 594 (60,8%) adultos, 732 (74,9%) apresentavam tuberculose pulmonar, 667 (68,3%) resultado negativo para HIV e 783 (80,1%) encerraram o tratamento por cura. A taxa de incidência é mais expressiva no sexo masculino e essa ocorrência foi observada em todos os anos do estudo. Conclusão: verificou-se que a Tuberculose acomete principalmente adultos, do sexo masculino, contribuindo para ao aumento da vulnerabilidade na faixa economicamente ativa. Conclui-se que conhecer o perfil epidemiológico pode contribuir para o planejamento de ações e estratégias, dos profissionais da saúde e enfermagem no controle da tuberculose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva DC da, Weiller TH, Soares MU, Santos JLG dos, Budó M de LD. PROFILE OF USERS WITH TUBERCULOSIS IN A CITY OF THE STATE OF RIO GRANDE DO SUL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de outubro de 2011 [citado 16º de maio de 2022];3(4):2518-27. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1491
Seção
Research
Biografia do Autor

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Funcionária técnico-administrativo do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do departamento de Enfermagem e da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo Cuidado, Saúde e Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do CCS (UFSM).

Mariangela Uhlmann Soares, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora de enfermagem da Faculdade Anhanguera Pelotas.

José Luís Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde (GEPADES). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Florianópolis, SC, Brasil.

Maria de Lourdes Denardin Budó, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Professora Orientadora. Doutora em Enfermagem. Professora associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSM. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem da UFSM.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)