ACCESS TO HEALTH SERVICES OF BASIC CARE: ELDERS' PERCEPTION

Autores

  • Emanuelle Anastacio Carvalho Universidade Estadual do Ceará
  • Lucilane Maria Sales da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Cristina Leite Araujo Borges Universidade estadual do Ceará
  • Francisca Tereza de Galiza Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2600-2607

Palavras-chave:

Idoso, Atenção Básica à Saúde, Acolhimento.

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de idosos acerca do atendimento na atenção básica. Método: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em uma Unidade Básica de Saúde da Família de Fortaleza-CE, Brasil. Participaram 20 idosos, utilizaram-se para a coleta de dados a técnica da entrevista semi-estruturada e o roteiro com perguntas objetivas e subjetivas. A análise ocorreu através da leitura exaustiva da literatura, do recorte de trechos das falas dos sujeitos e da organização das temáticas. Resultados: Evidenciou-se que a maioria dos idosos conhecia seus direitos, porém não os exigiam para evitar situações de constrangimento. Conclusão: Os sujeitos embora tenham afirmado acolhimento satisfatório pela equipe, revelaram dificuldades no atendimento de suas demandas. Espera-se que o estudo possa contribuir para a elaboração de estratégias de ampliação das ações em saúde da pessoa idosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Anastacio Carvalho, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Especialista em saúde da família pela Universidade Estadual do Ceará.

Lucilane Maria Sales da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Dra em enfermagem. Docente do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em Saúde.

Maria Cristina Leite Araujo Borges, Universidade estadual do Ceará

Enfermeira do Hospital universitário Walter Cantidio. Discente do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em saúde- UECE.

Francisca Tereza de Galiza, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Discente do Mestrado Acadêmico em Cuidados Clínicos em saúde- UECE. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Enfermagem, Saúde e Sociedade (GRUPEESS) – Linha de Pesquisa Cuidado Clínico de Enfermagem ao Idoso e Prática Educativa.

Downloads

Publicado

2011-11-23

Como Citar

1.
Carvalho EA, Sales da Silva LM, Leite Araujo Borges MC, de Galiza FT. ACCESS TO HEALTH SERVICES OF BASIC CARE: ELDERS’ PERCEPTION. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de novembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(4):2600-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1544

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics