THE NEWBORNS BERTH’S POSITIONS ASSOCIATED TO PRACTICE CARE OF THE NURSING STAFF

Autores

  • Cristiano Bertolossi Marta Universidade Veiga de Almeida e Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • kamille Lima Bragança Universidade Veiga de Almeida
  • Hélio Casemiro Seabra Junior Universidade Veiga de Almeida
  • Josete Luzia Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcio Tadeu Ribeiro Francisco Universidade Veiga de Almeida
  • Priscilla Oliveira Silva Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2521-2528

Palavras-chave:

Enfermagem, Recém-nascido, Modalidade de posição, Unidades de terapia intensiva neonatal

Resumo

O posicionamento adequado do bebê está relacionado ao melhor padrão de sono, estabilidade ventilatória, diminuição de riscos para a hemorragia peri-intraventricular e ao refluxo gastro-esofágico. Objetivo: discutir a importância do posicionamento do recém-nascido no leito, praticado pela equipe de Enfermagem, visando a manutenção de sua estabilidade hemodinâmica e prevenção de riscos numa UTI-neonatal. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, envolvendo a busca de materiais em programas de políticas públicas, livros e artigos, encontrados em meios eletrônicos e materiais impressos, numa abrangência de 1998 a 2008. Resultados: Foram abordados os decúbitos dorsal, ventral e laterais através das indicações, contra-indicações e relações clínicas junto aos neonatos. Conclusão: Ressaltamos a necessidade do conhecimento técnico-científico acerca destes posicionamentos visando à estabilidade hemodinâmica do bebê enfermo, promovendo suas funções adequadas, favorecendo a organização corporal, mantendo o estado de sono regular e o desenvolvimento neuromotor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade Veiga de Almeida e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro e Mestre pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorando em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida Campus Cabo Frio.

kamille Lima Bragança, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeira pela Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio

Especilaista em Neonatologia pela Universidade Gama Filho.

Cabo Frio.

Hélio Casemiro Seabra Junior, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeiro Mestre em Bacteriologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Especialista em Neonatologia pela Universidade Gama Filho. Professor Auxiliar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio. Cabo Frio. Rio de Janeiro.

Josete Luzia Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira Doutora Livre Docente Titular Emerita pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente da pós graduação da EEAN/UFRJ. Membro do Núcleo de Pesquisa, Educação, Gerência e Exercício Profissional da Enfermagem (GEsPEN). Pesquisadora 1A do CNPq. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Marcio Tadeu Ribeiro Francisco, Universidade Veiga de Almeida

Professor Doutor em Saúde Coletiva/IMES/UERJ. Prof. Adjunto do Dep. de Fundamentos de Enfermagem/ Faculdade de Enfermagem/ UERJ e Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da UVA. Rio de Janeiro.

Priscilla Oliveira Silva, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeira Mestre em Saude Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Professora Auxiliar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio.

Cabo Frio. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2012-07-25

Como Citar

1.
Marta CB, Bragança kamille L, Seabra Junior HC, Leite JL, Francisco MTR, Silva PO. THE NEWBORNS BERTH’S POSITIONS ASSOCIATED TO PRACTICE CARE OF THE NURSING STAFF. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(3):2521-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1573

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics