QUALITY OF LIFE: PERCEPTIONS OF TEACHERS IN A STATE SCHOOL IN THE CITY OF SANTA MARIA – RIO GRANDE DO SUL
Main Article Content
Resumo
Objetivo: conhecer o que os educadores de uma escola estadual do município de Santa Maria entendem por qualidade de vida. Método: pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram quinze educadores de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada na região oeste do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, sendo que para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve dois grandes temas. Resultados: demonstram que o entendimento de qualidade de vida para os educadores se relaciona com seus laços com as pessoas no cotidiano, e que por mais gratificante que seja o trabalho docente, muitas vezes, acaba desmotivando. Conclusão: considera-se que o trabalho, em muitos casos, é colocado como prioridade e, por essa razão, o bem-estar pessoal, familiar e social fica em segundo plano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
Oliveira DB, Rangel RF, Costenaro RGS, Gehlen MH, de Quadros JS, Roso CC. QUALITY OF LIFE: PERCEPTIONS OF TEACHERS IN A STATE SCHOOL IN THE CITY OF SANTA MARIA – RIO GRANDE DO SUL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 25º de julho de 2012 [citado 30º de março de 2023];4(3):2540-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1816
Edição
Seção
Research
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.