CARE OF THE NEWBORN WITH CONGENITAL ANOMALIES: COPING STRATEGIES OF NURSES

Autores

  • Micheli Marinho Melo
  • Sandra Teixeira de Araújo Pacheco Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2636-2644

Palavras-chave:

Enfermagem, Recém-nascido, Anomalia congênita, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Resumo

Objetivos: Identificar as estratégias de enfrentamento adotadas pelos enfermeiros para cuidar do recém-nascido portador de anomalia congênita e analisar as estratégias de enfrentamentos apresentadas pelos enfermeiros ao cuidar de um recém-nascido com anomalia congênita. Método: Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e como sujeitos doze enfermeiros. O tratamento dos dados está respaldado na análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: A análise resultou duas categorias analíticas: estratégias de Enfrentamento (coping) aplicadas pelos enfermeiros ao cuidar de um recém-nascido com anomalia congênita; o tempo, a prática e a experiência propiciando habilidade no cuidado ao recém-nascido com anomalia congênita. Conclusão: O estudo aponta alguns desafios para os profissionais de saúde e, em especial, para o enfermeiro, frente ao cuidar do recém nascido com malformação e sua família, que trata-se sob a égide das implicações para a prática da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheli Marinho Melo

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Residente de Enfermagem em Neonatologia pelo Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Downloads

Publicado

2012-09-03

Como Citar

1.
Melo MM, Pacheco ST de A. CARE OF THE NEWBORN WITH CONGENITAL ANOMALIES: COPING STRATEGIES OF NURSES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de setembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(3):2636-44. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1837

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics