CARE OF THE NEWBORN WITH CONGENITAL ANOMALIES: COPING STRATEGIES OF NURSES

Main Article Content

Micheli Marinho Melo
Sandra Teixeira de Araújo Pacheco

Resumo

Objetivos: Identificar as estratégias de enfrentamento adotadas pelos enfermeiros para cuidar do recém-nascido portador de anomalia congênita e analisar as estratégias de enfrentamentos apresentadas pelos enfermeiros ao cuidar de um recém-nascido com anomalia congênita. Método: Adotou-se a abordagem qualitativa, tendo como cenário uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e como sujeitos doze enfermeiros. O tratamento dos dados está respaldado na análise de conteúdo, do tipo temática. Resultados: A análise resultou duas categorias analíticas: estratégias de Enfrentamento (coping) aplicadas pelos enfermeiros ao cuidar de um recém-nascido com anomalia congênita; o tempo, a prática e a experiência propiciando habilidade no cuidado ao recém-nascido com anomalia congênita. Conclusão: O estudo aponta alguns desafios para os profissionais de saúde e, em especial, para o enfermeiro, frente ao cuidar do recém nascido com malformação e sua família, que trata-se sob a égide das implicações para a prática da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Melo MM, Pacheco ST de A. CARE OF THE NEWBORN WITH CONGENITAL ANOMALIES: COPING STRATEGIES OF NURSES. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de setembro de 2012 [citado 30º de março de 2023];4(3):2636-44. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1837
Seção
Research
Biografia do Autor

Micheli Marinho Melo

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Residente de Enfermagem em Neonatologia pelo Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)