WOMEN LIVING WITH HIV: THE DECISION TO BECOME PREGNANT

Main Article Content

Gabriela Santos Silva
Selma Villa Boas Teixeira

Resumo

Objetivos: Analisar a percepção das mulheres soropositivas ao HIV quanto à decisão de engravidar; Investigar o conhecimento das mulheres soropositivas ao HIV a cerca dos cuidados na prevenção da transmissão vertical.  Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Foi utilizado um roteiro de perguntas e as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Resultados: O estudo revelou que a sorologia positiva para o HIV não é fator limitante para a decisão de engravidar. Ainda que o medo de transmitir o vírus esteja presente, este é superado pelo desejo de ser mãe e a expectativa de poder gerar um filho saudável. Conclusão: A decisão reprodutiva das mulheres soropositivas ao HIV deve ser valorizada durante o atendimento para que estas possam decidir sua vida de forma consciente, democrática e emancipatória.


 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva GS, Teixeira SVB. WOMEN LIVING WITH HIV: THE DECISION TO BECOME PREGNANT. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de dezembro de 2012 [citado 30º de março de 2023];5(1):3159-67. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1869
Seção
Research
Biografia do Autor

Gabriela Santos Silva, EEAP/UNIRIO

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Ex-monitora da Disciplina Enfermagem na Atenção a Saúde da Mulher da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/EEAP.  E-mail: gabrielinha20@hotmail.com Telefone (21)96638131

 


 

 

 

 

Selma Villa Boas Teixeira, EEAP/UNIRIO

Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Nery/UFRJ. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAP/UNIRIO. Membro do Núcleo de Pesquisa, Experimentação e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança – NuPEEMC/EEAP/UNIRIO. Mestre pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (UNIRIO). Orientadora da pesquisa. Email:selma.villasboas@globo.comTelefone (21)9984-3931.

 

Plum Analytics