CRITERIA FOR PERIPHERAL VENOUS ACCESS FIXATION IN PREMATURE NEWBORNS

Autores

  • Luciano Marques dos Santos UEFS
  • Tatiana Ribas Gomes Holtz Hospital Unimed
  • Deisielle Mota de Santana Prefeitura Municipal de Quijingue.
  • Rosana Castelo Branco de Santana Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA)
  • Daniela de Medeiros Lopes EEUFBA
  • Leandro Feliciano Nery dos Santos Faculdade de Santo Antônio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3238-3250

Palavras-chave:

Enfermagem Neonatal, recém-nascido prematuro, cateterismo periférico.

Resumo

Objetivo: analisar os critérios para a fixação de acessos venosos periféricos em recém-nascidos prematuros, utilizados pela equipe de enfermagem, da Unidade Semi-intensiva Neonatal de um hospital público do interior da Bahia. Métodos: estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado em um hospital público da Bahia, no período de agosto a setembro de 2009, com dezesseis profissionais de enfermagem. Foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa pelo parecer de no 01.278-2009. Os dados foram coletados de entrevistas semi-estruturadas e registros fotográficos de acessos venosos periféricos, sendo analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin e Análise Semiológica de Imagens, respectivamente. Resultados: a fixação dos acessos venosos periféricos é realizada através de critérios inconsistentes e sem evidências científicas, não havendo padronização que norteiem os profissionais a realizarem esta prática. Conclusões: sugerimos a elaboração de um protocolo assistencial que embase estes profissionais e sistematize esta prática, pautada na qualidade e excelência do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Marques dos Santos, UEFS

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Tatiana Ribas Gomes Holtz, Hospital Unimed

Enfermeira. Hospital Unimed. Feira de Santana-BA. Feira de Santana Bahia, Brasil. 

Deisielle Mota de Santana, Prefeitura Municipal de Quijingue.

Enfermeira. Prefeitura Municipal de Quijingue. Quijingue, Bahia, Brasil. 

Rosana Castelo Branco de Santana, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA)

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil. 

Daniela de Medeiros Lopes, EEUFBA

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Salvador, Bahia, Brasil. 

Leandro Feliciano Nery dos Santos, Faculdade de Santo Antônio

Enfermeiro. Professor da Faculdade de Santo Antônio. Especialista em Urgências e Emergências. Alagoinhas, Bahia, Brasil. 

Downloads

Publicado

2013-01-05

Como Citar

1.
dos Santos LM, Gomes Holtz TR, de Santana DM, de Santana RCB, Lopes D de M, Nery dos Santos LF. CRITERIA FOR PERIPHERAL VENOUS ACCESS FIXATION IN PREMATURE NEWBORNS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de janeiro de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(1):3238-50. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1877

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics