LIVING WITH DIABETES MELLITUS UNDER THE VIEW OF ADOLESCENTS AND THEIR MOTHERS

Main Article Content

Mayckel da Silva Barreto
Aparecida Marciano da Silva
Elenita de Cássia Menoci Nortean
Sonia Silva Marcon

Resumo

Objetivo: Descrever a convivência com o Diabetes mellitus e as modificações na rotina, experienciadas por adolescentes e jovens com a doença e suas mães. Metodologia: Estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado em Goioerê – Paraná, com cinco adolescentes/jovens diabéticos e suas mães. Os dados foram coletados entre maio e junho de 2009 por meio de entrevista semi-estruturada. As questões abertas foram gravadas, transcritas e após, submetidos  a análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: O momento do diagnóstico foi o mais difícil para os entrevistados, que reconheciam a necessidade de ajustar-se às limitações impostas pela doença, porém nem todos seguiam rigorosamente as orientações propostas, alguns inclusive já necessitaram de hospitalização para o adequado controle glicêmico. Conclusão: A vivência de sentimentos e situações complexas na adolescência se exacerbam quando associados ao Diabetes mellitus, exigindo compreensão e um grande apoio social, familiar, escolar, dos serviços de saúde e da comunidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Barreto M da S, da Silva AM, Nortean E de CM, Marcon SS. LIVING WITH DIABETES MELLITUS UNDER THE VIEW OF ADOLESCENTS AND THEIR MOTHERS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de novembro de 2012 [citado 4º de julho de 2022];4(4):3080-93. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1892
Seção
Research
Biografia do Autor

Mayckel da Silva Barreto, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeiro. Mestrando em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Aparecida Marciano da Silva, Pontifícia Universidade Católica - Campus Maringá

Enfermeira. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Maringá).

Elenita de Cássia Menoci Nortean, Faculdade Integrado de Campo Mourão

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em filosofia da enfermagem. Docente da graduação e pós-graduação em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>