THE INTEGRATIVE PRACTICES AS A WAY COMPLEMENTARY TO THE BIOMEDICAL MODEL: CONCEPTIONS OF CAREGIVERS

Autores

  • Alynne Mendonça Saraiva Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria de Oliveira Ferreira Filha UFPB
  • Maria Djair Dias UFPB

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..155-163

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Mulheres, Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: conhecer a concepção de cuidadoras que utilizam praticas integrativas, sobre as fragilidades do modelo de saúde vigente, bem como, analisar as contribuições dessas práticas na complementaridade do modelo biomédico. Métodos: utilizou-se a técnica da história oral. Foram entrevistadas nove cuidadoras que trabalham com práticas integrativas de cuidado na ONG-Afya-centro Holístico da Mulher, situada no município de João Pessoa. A pesquisa foi realizada no período de maio a agosto de 2007. Resultados: Entre os relatos observamos que a busca por práticas integrativas se deve principalmente em virtude das fragilidades dos serviços de saúde demonstrada pela diminuição no tempo de duração das consultas, conflitos na relação profissional-cliente e pouca resolubilidade nos tratamentos. Conclusões: As práticas integrativas favorecem o acolhimento, a escuta e valoriza a subjetividade do indivíduo. É necessário considerar que as práticas integrativas não seriam uma alternativa ao modelo biomédico, mas sim uma forma complementar de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alynne Mendonça Saraiva, Universidade Federal de Campina Grande

 Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Efetiva do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. 

Maria de Oliveira Ferreira Filha, UFPB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba.

Maria Djair Dias, UFPB

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

2012-04-30

Como Citar

1.
Saraiva AM, Filha M de OF, Dias MD. THE INTEGRATIVE PRACTICES AS A WAY COMPLEMENTARY TO THE BIOMEDICAL MODEL: CONCEPTIONS OF CAREGIVERS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de abril de 2012 [citado 29º de março de 2024];(Supl.):155-63. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1953

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics