OCCUPACIONAL RISKS FACED BY THE NURSING WORKER IN A UNIT OF HEMODIALYSIS

Autores

  • Renata dos anjos Correa UERJ
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.2755-2764

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do trabalhor, riscos ocupacionais, equipamento de proteção individual.

Resumo

Objetivos: a) identificar os principais riscos ocupacionais aos quais estão expostos os trabalhadores de enfermagem do setor de hemodiálise; b) verificar a utilização de medidas de segurança; e c) analisar as dificuldades e facilidades para o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Métodos: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada no setor de Hemodiálise de um Hospital Universitário. Participaram dessa pesquisa vinte profissionais de enfermagem. Os dados, coletados através da entrevista semiestruturada, foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: originaram-se três categorias, a saber: riscos ocupacionais enfrentados pelos profissionais de enfermagem; desafios na utilização do EPI pelos profissionais de enfermagem; e baixa adesão dos profissionais de enfermagem ao uso do EPI. Conclusão: o ambiente de trabalho e o apoio gerencial têm um papel considerável na adequação entre treinamento e aderência às recomendações de proteção. Descritores: Saúde do Trabalhador. Equipe de Enfermagem. Riscos Ocupacionais. Unidades Hospitalares de Hemodiálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata dos anjos Correa, UERJ

Enfermeira. Especialista em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós- Graduação em Saúde da Família pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. 

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, UERJ

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico e Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ.

Downloads

Publicado

2012-09-12

Como Citar

1.
Correa R dos anjos, Souza NVD de O. OCCUPACIONAL RISKS FACED BY THE NURSING WORKER IN A UNIT OF HEMODIALYSIS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de setembro de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(4):2755-64. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1973

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics