MATERNAL EXPERIENCES IN THE PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNIT

Autores

  • Luciano Marques dos Santos UEFS
  • Verônica Mascarenhas Oliveira FTC
  • Rosana Castelo Branco de Santana UFBA
  • Maria Cristina de Camargo Fonseca UEFS
  • Elton dos Santos Neves UEFS
  • Márcia Consuêlo Silva Santos Faculdade Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3432-3442

Palavras-chave:

Enfermagem Pediátrica, Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica, Enfermagem Familiar, Criança Hospitalizada.

Resumo

Objetivo: Este estudo objetivou compreender a vivência materna durante a hospitalização da criança criticamente enferma na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital público do interior da Bahia. Método: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo realizado através de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 19 mães acompanhantes de crianças hospitalizadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um hospital público de Feira de Santana, Bahia. Resultados: Os resultados obtidos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Foi possível notar que a hospitalização do filho na unidade intensiva traz impacto na dinâmica da família e gera medo, angústia e tristeza para mãe, tornando-a mais vulnerável. Conclusão: É necessário atentar para as necessidades da mãe, a fim de promover um cuidado centrado na família e minimizar os impactos advindos com a hospitalização da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Marques dos Santos, UEFS

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Auxiliar do Curso de Grasuação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES). Feira de Santana, Bahia, Brasil. Endereço para correspondência: Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde. Av Transnordestina, SN, Novo Horizonte; CEP 44 036 900. Fone: (75)3161-8000.

Verônica Mascarenhas Oliveira, FTC

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Rosana Castelo Branco de Santana, UFBA

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil. 

Maria Cristina de Camargo Fonseca, UEFS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Curso de Grasuação em Enfermagem da UEFS. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Elton dos Santos Neves, UEFS

Estudante. Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feria de Santana. Membro do NUDES. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Márcia Consuêlo Silva Santos, Faculdade Anísio Teixeira

Enfermeira. Especialista em Administração em Sistemas de Saúde. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira. Enfermeira do Hospital Inácia Pinto dos Santos. Feira de Santana, Bahia, Brasil. 

Downloads

Publicado

2013-02-05

Como Citar

1.
dos Santos LM, Oliveira VM, de Santana RCB, Fonseca MC de C, Neves E dos S, Santos MCS. MATERNAL EXPERIENCES IN THE PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de fevereiro de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(1):3432-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1992

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics