DIFFICULTIES EXPERIENCED BY WOMEN UNDERGOING TREATMENT FOR BREAST CANCER

Main Article Content

Ana Cármem Pisoni
Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz
Juliane Scarton
Marli Maria Loro
Marina Mazzuco de Souza
Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli

Resumo

Objetivo: Identificar dificuldades vivenciadas por mulheres com câncer de mama em tratamento oncológico. Método: Estudo qualitativo, descritivo. Desenvolvido com mulheres com neoplasia de mama submetidas a alguma modalidade de tratamento oncológico, assistidas em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia – CACON de uma instituição hospitalar do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista aberta. Resultados e Discussão: Evidenciaram-se dificuldades no comprometimento da auto-imagem, efeitos colaterais, preconceito, rejeição social e as limitações físicas, o que despertou sentimentos de tristeza, desesperança, desespero, mas a manutenção da vida prevalece diante das dificuldades e essas encontram apoio em Deus. Conclusão: Estes resultados possibilitam auxiliar profissionais de saúde e familiares no enfrentamento destas dificuldades, pois estas necessitam de apoio profissional, familiar e de amigos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pisoni AC, Kolankiewicz ACB, Scarton J, Loro MM, de Souza MM, Rosanelli C de LSP. DIFFICULTIES EXPERIENCED BY WOMEN UNDERGOING TREATMENT FOR BREAST CANCER. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 8º de maio de 2013 [citado 16º de maio de 2022];5(3):194-201. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2029
Seção
Research
Biografia do Autor

Ana Cármem Pisoni, UNIJUÍ

Enfermeira especialista em oncologia.

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Unijui

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva, Doutoranda nas Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), docente do Departamento de Ciências da Vida (DCVida) da Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Juliane Scarton, UNIJUÍ

Acadêmica de Enfermagem do 9ª semestre da UNIJUI.

Marli Maria Loro, UNIJUÍ

Enfermeira. Mestre em Educação nas Ciências. Doutoranda em Enfermagem/UNIFESP/SP. Docente do DC Vida da UNIJUI.

Marina Mazzuco de Souza, UNIJUÍ

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ. Bolsista do Programa de Instituição de Bolas de Iniciação Científica (PIBIC).

Cleci de Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, UNIJUÍ

Enfermeira. Mestre em Educação nas Ciências. Doutoranda em Enfermagem/ UNIFESP/SP. Docente do (DC Vida)/UNIJUI.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)