THE VISION FROM THE FAMILY MEMBERS OF A PSCHYATRIC HOSPITAL USERS ABOUT HOME VISIT

Autores

  • Elias Barbosa de Oliveira universidade do estado do rio de janeiro
  • Jovana Lucia Schettini Mendonça Secretaria de Saúde do Município (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3531-3538

Palavras-chave:

Enfermagem, visita domiciliar, familia, cuidado com parentes, sofrimento mental,

Resumo

Objetivo: este estudo objetivou compreender a visão de familiares de usuários de um hospital psiquiátrico sobre a Visita Domiciliar em saúde mental. Método: Estudo qualitativo descritivo. Utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada. Participaram do estudo 14 familiares em um hospital psiquiátrico público situado no município do Rio de Janeiro-Brasil, em 2007. Resultados: a família, diante da sobrecarga emocional, social e econômica decorrente das recaídas do paciente, referiu sentimentos de frustração, estresse e impotência, tendo ratificado a importância da Visita Domiciliar como recurso terapêutico devido à necessidade de ajuda e orientações para o enfrentamento dos problemas referidos. Conclusão: a visita domiciliar em saúde mental, na visão da família, é um recurso terapêutico por contribuir para a prevenção de crises e recaídas do paciente minimizando o sofrimento psíquico e o isolamento social do grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Barbosa de Oliveira, universidade do estado do rio de janeiro

Enfermeiro. Graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Álcool e Drogas pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutor em Álcool e Drogas pela University of Toronto (CAMH). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Médico Cirurigico da Faculdade de Enfermagem / UERJ e Professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem /UERJ. Atua como parecerista ad-hoc de periódicos cientificos nas áreas de Enfermagem e Psicologia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Enfermagem Psiquiatrica e Saúde Mental, Trabalho e Saúde Mental, Álcool e Drogas e Família.

Jovana Lucia Schettini Mendonça, Secretaria de Saúde do Município (RJ)

Enfermeira (programa Saúde da Família da Secetaria de Saúde do Município (RJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeira. Especialista em Saúde Pública(FIOCRUZ) e em Saúde Mental (UERJ)

Downloads

Publicado

2013-02-19

Como Citar

1.
Oliveira EB de, Mendonça JLS. THE VISION FROM THE FAMILY MEMBERS OF A PSCHYATRIC HOSPITAL USERS ABOUT HOME VISIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de fevereiro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(1):3531-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2031

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics