ROOMING-IN AND BREASTFEEDING: REVIEWING THE IMPACT ON SCIENTIFIC PRODUCTION OF NURSING

Main Article Content

Jenifer Rafaela Grzeczinski Zenkner
Caroline Fortes Brasil Miorim
Leticia Silveira Cardoso
Juliane Portella Ribeiro
Marta Regina Cezar-Vaz
Laurelize Pereira Rocha

Resumo

Objetivo: analisar, nas produções científicas de enfermagem, as implicações do alojamento conjunto no processo de aleitamento materno exclusivo. Método: trata-se de uma revisão integrativa que explorou o universo de 19 artigos indexados nas bases de dados do Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientífic Eletronic Library Online (SCIELO). Resultados: os achados revelaram diferentes concepções de alojamento conjunto, os quais incluem o binômio mãe-filho, o binômio mãe-filho associado à presença paterna, puérpera e equipe de enfermagem e equipe de enfermagem e família. Evidenciaram-se barreiras para o aleitamento materno relacionadas as limitações maternas e profissionais. Por fim, apreenderam-se implicações do alojamento conjunto para o aleitamento materno, que indicam benefícios por ser espaço oportuno para ensino e auxílio na amamentação. Conclusão: há necessidade de repensar as práticas hospitalares e preparo dos profissionais, de forma a concretizar os objetivos das políticas de alojamento conjunto e aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Zenkner JRG, Miorim CFB, Cardoso LS, Ribeiro JP, Cezar-Vaz MR, Rocha LP. ROOMING-IN AND BREASTFEEDING: REVIEWING THE IMPACT ON SCIENTIFIC PRODUCTION OF NURSING. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 27º de março de 2013 [citado 17º de janeiro de 2022];5(2):3808-1. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2102
Seção
Research
Biografia do Autor

Jenifer Rafaela Grzeczinski Zenkner, Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Bagé

Acadêmica do sétimo semestre do Curso de Enfermagem da URCAMP. Bagé (RS), Brasil.

Caroline Fortes Brasil Miorim, Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Bagé

Acadêmica do sétimo semestre do Curso de Enfermagem da URCAMP. Bagé (RS), Brasil.

Leticia Silveira Cardoso, Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Bagé

Profª do Centro de Ciências da Saúde do Curso de Enfermagem da Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Bagé. Coordenadora do Comitê Técnico-Científico do Centro (CTCCe). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. MsC em Ciências da Saúde. Integrante do Laboratório de Estudo de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA).

Juliane Portella Ribeiro, Universidade da Região da Campanha - URCAMP/Bagé

Profª do Centro de Ciências da Saúde do Curso de Enfermagem da URCAMP. Bagé (RS), Brasil. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil. Especialista em Saúde Mental no Contexto Multidisciplinar. Enfermeira. Psicóloga. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas de Família, Enfermagem e Saúde (GEPEFES).

Marta Regina Cezar-Vaz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Profª da Escola de Enfermagem da FURG. Rio Grande (RS), Brasil. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Enfermeira. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA). 

Laurelize Pereira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós–Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Rio Grande (RS), Brasil. Integrante do Laboratório de Estudos de Processos Socioambientais e Produção Coletiva de Saúde (LAMSA). 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>