NURSING CARE ACCORDING TO THE OREM’S THEORY: CARE FOR A PATIENT WITH BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER

Main Article Content

Diane Sousa Sales
Eliany Nazaré Oliveira
Maria da Conceição Coelho Brito
Thamy Braga Rodrigues
Ângela Maria Alves e Souza

Resumo

Realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) a uma idosa portadora de TAB, norteando-se pelos preceitos da Teoria do Autocuidado de Orem. A assistência domiciliar desenvolveu-se em dez visitas domiciliares a paciente com a intenção de formular um plano de cuidados envolvendo diretamente a família. Nesse contexto, avaliou-se a família e a paciente por meio do Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF), e planejaram-se cuidados por meio da SAE. Constatou-se que há compreensão da paciente sobre a importância da sua família para seu cuidado e que, apesar das discussões, o vínculo de afeto é forte, sendo concluído a necessidade de incluir mais conversas durante o dia-a-dia. Assim, compreende-se a importância de intervenções junto ao paciente e a família para minimizar os efeitos da doença no relacionamento destes. Além disso, é fato que idosos portadores de TAB frequentemente tenham diferentes necessidades de tratamento em comparação com indivíduos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sales DS, Oliveira EN, Brito M da CC, Rodrigues TB, e Souza Ângela MA. NURSING CARE ACCORDING TO THE OREM’S THEORY: CARE FOR A PATIENT WITH BIPOLAR AFFECTIVE DISORDER. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 21º de janeiro de 2022];5(3):311-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2120
Seção
Research
Biografia do Autor

Diane Sousa Sales, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira.Especializanda em Enfermagem Cardiovascular pela Universidade Estadual do Ceara.

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da UVA Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Maria da Conceição Coelho Brito, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Thamy Braga Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ângela Maria Alves e Souza, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da UFC. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)