CONTEXTUAL ANALYSIS OF THE MEASUREMENT OF BLOOD PRESSURE IN CLINICAL PRACTICE

Main Article Content

Manuela Pinto Tibúrcio
Gilson de Vasconcelos Torres
Bertha Cruz Enders
Francis Solange Vieira Tourinho
Gabriela de Sousa Martins Melo
Isabelle Katherinne Fernandes Costa

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos contextuais da mensuração da pressão arterial na prática clínica e compreender os fatores que determinam este fenômeno. Métodos: Revisão de literatura realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e IBECS. Foram selecionados 15 artigos segundo critérios de inclusão: publicados em português, inglês ou espanhol, texto completo disponível, entre 2000-2011. Para análise dos dados utilizou-se a análise contextual. Resultados: na rotina assistencial, a medida da pressão arterial não está sendo realizada de forma correta por diversos profissionais. Grande parte dessas falhas advém das lacunas no conhecimento sobre o assunto, tanto nos aspectos técnicos, como nos anátomofisiológicos. O cliente também interfere na mensuração, principalmente no que se refere ao seu estado emocional. Conclusão: Apesar da técnica auscultatória da PA ser simples, percebe-se uma inadequação em sua realização, podendo comprometer os valores obtidos e, consequentemente, o diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Tibúrcio MP, Torres G de V, Enders BC, Tourinho FSV, Melo G de SM, Costa IKF. CONTEXTUAL ANALYSIS OF THE MEASUREMENT OF BLOOD PRESSURE IN CLINICAL PRACTICE. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de junho de 2013 [citado 16º de agosto de 2022];5(3):328-36. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2136
Seção
Research
Biografia do Autor

Manuela Pinto Tibúrcio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho/FIP. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em enfermagem/UFRN, membro do grupo de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem/UFRN.

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Pós-doutor em enfermagem, Professor Titular Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem/UFRN, Pesquisador CNPq PQ2, coordenador do grupo de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem/UFRN.

Bertha Cruz Enders, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. PhD Nursing pela Texas Womans University (EUA). Professora Colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas. Fellow FAIMER Brasil- 2011. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabriela de Sousa Martins Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em enfermagem/UFRN, bolsista CNPq. Membro do grupo de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem/UFRN.

Isabelle Katherinne Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em enfermagem/UFRN, bolsista CAPES. Membro do grupo de pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem/UFRN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>