Nursing care to clients with venous ulcers an integrative review of the literature

Autores

  • Patrícia Britto Jesus Universidade Federal Fluminense
  • Euzeli Silva Brandão Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Roberto Lyra Silva Universidade FEderal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4327-6272

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2639-2648

Palavras-chave:

Enfermagem, úlcera venosa, cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: Descrever os cuidados de enfermagem recomendados na literatura aos clientes com úlcera venosa. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases Biblioteca Virtual de Saúde, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Eletronic Library Online. Foram selecionados 10 artigos, baseando-se nos critérios de inclusão. Resultados: A análise dos artigos resultou na elaboração de categorias temáticas a importância do enfermeiro na avaliação do cliente com úlcera venosa e estratégias utilizadas no cuidado de clientes com úlceras venosas. A primeira aborda que as ações do enfermeiro vão além da realização de curativos, exigindo a avaliação do cliente em sua integralidade. A segunda descreve o uso de estratégias como a terapia física descongestiva, bota de unna, terapia de baixa potência empregando Light Emiting Diode, crioterapia e sistema de compressão multi-camada alta. Conclusão: A análise dos artigos evidenciou a preocupação em relação à avaliação do cliente em sua integralidade. Apesar da diversidade de tecnologias apresentadas na literatura, evidencia-se a necessidade realizar pesquisas com níveis de evidência significativos, visando a otimização do tempo de cicatrização, prevenção de recidivas, estímulo ao autocuidado e conforto do cliente. Descritores: Enfermagem; úlcera venosa; cuidados de enfermagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Britto Jesus, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Especialista  em Clínica Médica e Cirúrgica, nos moldes de Residência, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO). Especialista em Controle de Infecção em Assistência à Saúde pela UFF. Mestre em Enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Substituta do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ, Campus Macaé.

Euzeli Silva Brandão, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação. Foi enfermeira da Comissão de curativos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, dando início ao projeto de sistematização da assistência na prevenção de úlceras por pressão. A experiência obtida na área de dermatologia e na prevenção, avaliação e tratamento de lesões cutâneas, culminou na publicação de dois livros: Manual para Realização de Curativos (2003) e Enfermagem em dermatologia - Cuidados técnico, dialógico e solidário (2006), além de autoria de artigos e capítulos de livros. Em maio de 2009 assumiu a Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE) - Regional Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Membro da Comissão Nacional de Elaboração das Diretrizes Nacionais para o Tratamento de Feridas. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em dermatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos de enfermagem, manutenção e recuperação da integridade da pele - prevenção e tratamento de úlceras por pressão, dermatoses imunobolhosas e psoríase..

Carlos Roberto Lyra Silva, Universidade FEderal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, cti, enfermagem em terapia intensiva e tecnologia e em Editoração Eletrônica de Revistas na Plataforma SEER/IBICT. Editor Gerente da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO. Membro da Câmara de Pesquisa e de Bolsas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Comissão de avaliação Interna do programa de Mestrado em Enfermagem da UNIRIO. CONSULTOR AD HOC EXTERNO DO DEPARTAMENTO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Pertence ao Banco Nacional de Avaliadores de Programas de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional -CNRMS. Ministério da Educação - ME. Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem do PPGENF-UNIRIO.

Publicado

2015-04-01 — Atualizado em 2023-05-19

Versões

Como Citar

1.
Jesus PB, Brandão ES, Silva CRL. Nursing care to clients with venous ulcers an integrative review of the literature. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de maio de 2023 [citado 19º de abril de 2024];7(2):2639-48. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2176

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics