AGGRESSION INFLICTED ON AN ADOLESCENT RESULTANT: IMBALANCE IN BASIC HUMAN NEEDS

Autores

  • Ana Paula de Assis Sales da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elenir Rose Jardim Cury Pontes Universidade Federal de Mato Grosso doSul
  • Olinda Maria Rodrigues de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso doSul
  • Marlene Maggioni Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ana Rita Barbieri Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • João Ricardo Filgueiras Tognini UFMS

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3758-3756

Palavras-chave:

comportamento do adolescente, teoria de enfermagem, violência, assistência de enfermagem

Resumo

Objetivo: Descrever as necessidades humanas básicas afetadas em uma adolescente vitimada por agressão por arma branca. Método: O referencial de análise foi a teoria das Necessidades Humanas Básicas, de Horta (1979). Os dados foram coletados em um hospital-escola de Campo Grande, MS, utilizando um instrumento especialmente elaborado, assim como o prontuário. Resultados: As necessidades psicobiológicas afetadas foram oxigenação, hidratação, nutrição e integridade cutâneo-mucosa. As psicossociais foram baixa escolaridade, baixa renda, falta de acesso a informações sobre prevenção e promoção à saúde e dificuldades familiares e sociais. Quanto às necessidades psicoespirituais, constatou-se na pós-vitimização a busca pelo equilíbrio espiritual. Conclusão: Os desequilíbrios na vida humana ocasionados por agressões e violências também constituem objeto do trabalho de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Assis Sales da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira.Mestre em Mídia e Conhecimento.Doutoranda do Programa de Pós-graduação em  Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Elenir Rose Jardim Cury Pontes, Universidade Federal de Mato Grosso doSul

Graduação  em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul  e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo . Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na graduação (Odontologia e Medicina) e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias. 

Olinda Maria Rodrigues de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso doSul

 Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem N S Medianeira,  mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo(20. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Dotoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS.

Marlene Maggioni, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em enfermagem. Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.Docente do Curso de Enfermagem da UFMS.

Ana Rita Barbieri, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graaduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participa de três grupos de pesquisa: (1)Estudos clínicos e epidemiológicos sobre doenças infecciosas e parasitárias em Mato Grosso do Sul; (2) Gestão e Educação em Saúde e Enfermagem; (3) Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação da Gestão em Saúde. Desenvolve pesquisas com apoio financeiro FUNDECT. Coordenou Acordo de Cooperação entre Universidade de Toronto e UFMS para aperfeiçoamento da atuação do enfermeiro na atenção primária em Mato Grosso do Sul e Acre. Atuou como tutora para cursos de especialização oferecidos pela ENSP/FIOCRUZ e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio-Libanes. Foi auditora de serviços de saúde pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em gestão em saúde, planejamento e avaliação.

João Ricardo Filgueiras Tognini, UFMS

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1987), mestrado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de medicina "Dr. Hélio Mandetta", da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e vice reitor da instituição. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Cirúrgica (Cirurgia Geral e Gastrointestinal) atuando no Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral e também capacitação para serviços de urgência / emergência (atls/phtls), é membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e participa de linhas de pesquisa relacionadas a cicatrização tecidual.

Publicado

2013-03-26

Como Citar

1.
Silva AP de AS da, Pontes ERJC, de Araújo OMR, Maggioni M, Barbieri AR, Tognini JRF. AGGRESSION INFLICTED ON AN ADOLESCENT RESULTANT: IMBALANCE IN BASIC HUMAN NEEDS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de março de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(2):3758-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2295

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics