IMPLEMENTING INNOVATIONS IN HEALTH BASED ON CONVERGENT CARE RESEARCH

Main Article Content

Raquel Costa Rodrigues Souza
Enedina Soares

Resumo

Objetivo: Identificar quais ações intervenientes podem contribuir para a inovação da prática cotidiana à luz da Pesquisa Convergente Assistencial. Método: Estudo resultante da aplicação metodológica no desenvolvimento da Dissertação de Mestrado, com a participação de 31 integrantes da equipe de enfermagem de um Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Rio de Janeiro. Utilizou-se da entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados e a técnica de análise de conteúdo foi aplicada aos discursos dos sujeitos. Resultados: As ações apontadas para solucionar ou minimizar os problemas do cotidiano foram: instituir a emissão de relatório gerencial; divulgar a função do serviço de ouvidoria; valorizar o usuário interno; promover a interface com a educação continuada e reconhecer a ouvidoria como um instrumento essencial para o processo de melhoria contínua. Conclusão: O contexto assistencial suscita alternativas de soluções para os problemas cotidianos e induz a renovação da prática a partir do envolvimento dos atores na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Souza RCR, Soares E. IMPLEMENTING INNOVATIONS IN HEALTH BASED ON CONVERGENT CARE RESEARCH. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de outubro de 2013 [citado 29º de janeiro de 2023];5(4):727-35. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2300
Seção
Research
Biografia do Autor

Raquel Costa Rodrigues Souza, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

<

Enedina Soares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Livre Docente, Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>