Validation of informative booklet about the elderly demented by nurses and nursing students: an observational-transversal study

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Louise Theresa de Araújo Abreu Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Silva Leite Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carolina de Oliveira Mata Universidade Federal Fluminense
  • Drielle dos Santos Louredo Universidade Federal Fluminense
  • Rafael Pires Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.8-16

Palavras-chave:

Idoso, Demência, Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: Validar a cartilha informativa como Tecnologia Educacional (TE) sobre os cuidados ao idoso com demências pelos enfermeiros e acadêmicos de enfermagem. Método: Pesquisa observacional do tipo transversal, na qual o cenário foi uma instituição de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, cujos sujeitos foram docentes e acadêmicos de enfermagem com período de coleta de dados de 04/04/12 a 30/06/12. Resultados: A validação da cartilha foi satisfatória na análise dos avaliadores, pois a maioria das respostas recebeu conceitos adequados não apresentando variações importantes. Quanto ao parâmetro de valoração em seus itens de avaliação em grande parte a cartilha possui concordância nos conceitos atingindo a meta proposta. Conclusão: A cartilha validada pode contribuir para o cuidado a pessoas com demencias, prevenindo complicações, desenvolvimento de habilidades de seus usuários e favorece a autonomia e a motivação da enfermagem para inventar novas tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Louise Theresa de Araújo Abreu, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Extensão (PROEX-UFF).

Bruna Silva Leite, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 6º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Extensão (PROEX-UFF).

Ana Carolina de Oliveira Mata, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista (FAPERJ).

Drielle dos Santos Louredo, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 3º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Extensão (PROEX-UFF).

Rafael Pires Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Extensão (PROEX-UFF).

Publicado

2014-01-11

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Abreu LT de A, Leite BS, Mata AC de O, Louredo D dos S, Silva RP. Validation of informative booklet about the elderly demented by nurses and nursing students: an observational-transversal study. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de janeiro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];6(1):8-16. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2421

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics