LIVING WITH THE HIV/AIDS CARRIER: OPINION OF CARNIVAL PARTICIPANTES

Autores

  • Márcio Tadeu Ribeiro Francisco Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Thelma Spindola Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elizabeth Rose Costa Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristiane Maria Amorim Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vinícius Rodrigues Fernandes da Fonte Universidade Veiga de Almeida
  • Carina D'Onofrio Prince Pinheiro Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.510-518

Palavras-chave:

HIV, Sida, preconceito, qualidade de vida

Resumo

Objetivo: Identificar a opinião das pessoas em relação a convivência com os portadores do HIV. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa descritiva em abordagem quantitativa, realizada no Rio de Janeiro, em 2011. A amostra foi composta aleatoriamente por 630 integrantes dos desfiles das escolas de samba, pela aplicação de uma entrevista com roteiro estruturado. Os dados foram tabulados, organizados e analisados com auxílio da estatística descritiva. Sendo aprovado pelo CEP da Universidade Veiga de Almeida número 270/11. Resultados: A maioria dos entrevistados não teriam relações sexuais protegidas com um portador de HIV/Aids, consideram que essa pessoa deve sempre trabalhar e não se precupariam de seu filho estudar com um portador do vírus. Conclusão: Os resultados sinalizam que a convivência com uma pessoa acometida pelo HIV no trabalho ou escola, tem aceitação maior do que a manutenção do relacionamento sexual, sendo oportuno ressaltar a importância da desmitificação da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Tadeu Ribeiro Francisco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Coordenador executivo do Projeto de extensão "Só a alegria vai contagiar! O samba da prevenção vai pegar neste carnaval!"

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elizabeth Rose Costa Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Cristiane Maria Amorim Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Bioética. Enfermeira. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Vinícius Rodrigues Fernandes da Fonte, Universidade Veiga de Almeida

Graduando de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Bolsista do Projeto de extensão "Só a alegria vai contagiar! O samba da prevenção vai pegar neste carnaval!"

 

Carina D'Onofrio Prince Pinheiro, Universidade Veiga de Almeida

Graduanda de enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. Bolsista do Projeto de extensão "Só a alegria vai contagiar! O samba da prevenção vai pegar neste carnaval!"

Publicado

2013-08-13

Como Citar

1.
Francisco MTR, Spindola T, Martins ERC, Costa CMA, da Fonte VRF, Pinheiro CDP. LIVING WITH THE HIV/AIDS CARRIER: OPINION OF CARNIVAL PARTICIPANTES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13º de agosto de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(4):510-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2635

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics