A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course

Autores

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Natasha Otero Fernandes EEAAC/UFF
  • André Luiz de Souza Braga EEAAC/UFF
  • Deise de Souza Ferreira EEAAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.312-319

Palavras-chave:

Processos grupais, Gerência, Enfermagem, Ensino.

Resumo

Objetivos: descrever e avaliar a participação dos acadêmicos e identificar a percepção dos mesmos quanto à importância da dinâmica de grupo para o aprendizado da gerência em Enfermagem. Métodos: abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados na Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, por meio de questionário. Os sujeitos são 31 acadêmicos do 6° período, que cursaram a disciplina Gerenciamento da Assistência em Saúde I, no segundo semestre de 2011, após aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da referida universidade, sob nº 162/11. Resultados: três categorias temáticas: A dinâmica de grupo como estratégia para o trabalho em equipe; como estratégia de interação e como estratégia de ensino-aprendizado. Conclusão: a dinâmica contribuiu tanto para o trabalho em equipe, quanto para a interação com os professores, bem como para o entendimento da disciplina ministrada, traduzindo a importância dessa estratégia na formação do enfermeiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Natasha Otero Fernandes, EEAAC/UFF

 – Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF. 

André Luiz de Souza Braga, EEAAC/UFF

 Enfermeiro. Professor Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF. 

Deise de Souza Ferreira, EEAAC/UFF

. Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense EEAAC/UFF. 

Publicado

2014-01-27

Como Citar

1.
Valente GSC, Fernandes NO, Braga AL de S, Ferreira D de S. A group dynamic as a strategy for teaching-learning in a nursing management course. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de janeiro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];6(1):312-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2642

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics