Community participation in basic health care in the user’s perspective

Autores

  • Jael Maria de Aquino Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Estela Maria Leite Meirelles Monteiro Departamento de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco
  • Waldemar Brandão Neto Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco
  • Andreza Cristina Velez Silva Faculdade de Ciências Médias (FCM) – Universidade de Pernambuco
  • Bruno Lima de Albuquerque Faculdade de Ciências Médias (FCM) – Universidade de Pernambuco
  • Rebeca Barroso Batista Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FESNG) – Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.364-377

Palavras-chave:

Participação comunitária, Saúde da família, Acesso aos serviços de saúde, Políticas de controle social, Enfermagem em Saúde Comunitária.

Resumo

Objetivo: Conhecer, sob a ótica do usuário, as contribuições da participação da comunidade nas ações de saúde de uma Unidade de Saúde da Família da cidade do Recife-PE, Brasil. Métodos: Estudo qualitativo realizado com 65 usuários de uma Unidade Básica de Saúde nos meses de novembro de 2010 a janeiro de 2011. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados mediante o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Foram identificadas duas idéias centrais: - Lideranças existentes na comunidade e participação da população no planejamento das ações de saúde; - Sugestões para mudanças/melhorias no serviço de saúde ofertado pela Unidade Básica. Conclusão: Evidencia-se que a questão da liderança comunitária necessita ser fortalecida por meio de uma ação política-ética-cidadã compartilhada, onde profissionais e usuários sejam ativos neste processo, reconhecendo-se como aliados dentro da complexidade que envolve as questões de saúde no contexto do capitalismo e dos interesses privados. Descritores: Participação comunitária, Saúde da família, Acesso aos serviços de saúde, Políticas de controle social, Enfermagem em saúde comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jael Maria de Aquino, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora professor adjunto da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco, e da Faculdade Integrada do Recife - Estácio-FIR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Centro Cirúrgico, Assistência de Enfermagem Relações Interpessoais, Saúde mental e Ensino de Enfermagem.

Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Departamento de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Assessor Científico Ad Hoc da Revista Mineira de Enfermagem - REME e Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. Segundo Líder do Grupo de Estudos e PesquisasAssistir/Cuidar em Enfermagem CNPq/UFPE. Coordenadora de Projeto de Pesquisa Financiado pelo CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Pública. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular em Saúde, Tencologias educativas, Promoção da Saúde, Políticas Públicas em Saúde, Saúde do Adolescente e Sistematização da Assistência

Waldemar Brandão Neto, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - Universidade de Pernambuco

Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UPE/UEPB. Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE) (2009) e Capacitação/Aperfeiçoamento em Saúde da Família pela FENSG-UPE (2009). Atuou como Enfermeiro na Estratégia Saúde da Família (2009-2010). É membro sócio da ABEn seção-PE. Fazendo Parte do Conselho Editorial do Periodico Cientifico de Enfermagem REUOL (ISSN: 1981-8963). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Enfermagem na Promoção à Saúde de Populações Vulneráveis (GEPEV - CNPq - UPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas: Epistemologia e Fundamentos do Cuidar em Saúde e Enfermagem (CNPq - UPE) . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação em Saúde, Tecnologias eduvativas, Promoção à Saúde, Saúde Comunitária, Saúde do Adolescente, Cenário escolar, Adolescentes sob medida sócio-educativa, Atenção Básica em Saúde.

Andreza Cristina Velez Silva, Faculdade de Ciências Médias (FCM) – Universidade de Pernambuco

Acadêmica do 7º período do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médias (FCM) – Universidade de Pernambuco. Bolsista do PET-saúde.

Bruno Lima de Albuquerque, Faculdade de Ciências Médias (FCM) – Universidade de Pernambuco

Acadêmico do 7º período do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médias (FCM) – Universidade de Pernambuco. Bolsista do PET-saúde.

Rebeca Barroso Batista, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FESNG) – Universidade de Pernambuco

Acadêmica do 9º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FESNG) – Universidade de Pernambuco. Bolsista do PET-saúde.

Publicado

2014-01-28

Como Citar

1.
Aquino JM de, Monteiro EMLM, Brandão Neto W, Silva ACV, Albuquerque BL de, Batista RB. Community participation in basic health care in the user’s perspective. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(1):364-77. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2649

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics