Children, vulnerability and educative practices

Autores

  • Emanuelle Marques Souza UNIRIO
  • Auriane Fátima Macedo Unirio
  • Bruna Campos Costa Unirio
  • Florence Romijn Tocantins Unirio
  • Luiz Henrique Chad Pellon Unirio
  • Moreira Almerinda Unirio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.305-311

Palavras-chave:

Cuidado da Criança, Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Enfermagem

Resumo

Este estudo tem por objetivo descrever uma prática educativa baseada em diagnostico de vulnerabilidades, visando à tomada de decisão quanto a saúde dos sujeitos envolvidos. O percurso metodológico envolveu quatro etapas distintas: negociação com o campo de prática, ambientação, coleta de dados e desenvolvimento da prática educativa. A partir do diagnóstico de vulnerabilidades, relacionados, entre outros, ao déficit nutricional, foi estabelecida a seguinte ação de enfermagem: dialogar com as crianças, visando fortalecer o conhecimento pré-existente sobre a alimentação saudável. Foi possível identificar que a realização de práticas educativas, a partir do diagnóstico de vulnerabilidade e apoiadas na concepção de promoção da saúde, requer uma abordagem que contemple aspectos objetivos e subjetivos de vida do grupo da população sujeitos da atenção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Marques Souza, UNIRIO

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Bolsista de Iniciação Científica UNIRIO. Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem.

Auriane Fátima Macedo, Unirio

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Bolsista de Monitoria - UNIRIO 

Bruna Campos Costa, Unirio

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Bolsista de Iniciação Científica - UNIRIO. 

Florence Romijn Tocantins, Unirio

Doutor em Enfermagem, Professor Titular, Departamento Enfermagem de Saúde Pública – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Luiz Henrique Chad Pellon, Unirio

Mestre em Enfermagem, Professor Assistente, Departamento Enfermagem de Saúde Pública- Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 

Moreira Almerinda, Unirio

Graduada em Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1975), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, ocupando o cargo de Diretora do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro efertivo da Associação Brasileira de Enfermagem - RJ e Diretora de Comunicação Social da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF).Membro Fundador do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem Laphe/EEAP-UNIRIO. Membro do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), da EERP-USP. Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto(Unirio).

Publicado

2014-01-27

Como Citar

1.
Souza EM, Macedo AF, Costa BC, Tocantins FR, Pellon LHC, Almerinda M. Children, vulnerability and educative practices. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de janeiro de 2014 [citado 20º de abril de 2024];6(1):305-11. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2696

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics