Comprehensive approach of nursing: possibility of interpretation based on alfred schutz

Main Article Content

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador
Viviane Euzébia Pereira Santos
Francis Solange Vieira Tourinho
Bertha Cruz Enders

Resumo

Objetivo: Refletir acerca da abordagem compreensiva da enfermagem a partir do referencial teórico de Alfred Schutz. Métodos: Estudo reflexivo, tecido à luz da fenomenologia sociológica compreensiva de Alfred Schutz. Resultados: São tecidas reflexões sobre a interpretação do cuidado de enfermagem a partir dos conceitos chave de Schutz, destacando-se: o cuidar a partir da tipificação do outro, que reconhece o mundo vida cotidiano dos sujeitos, que busca a intersubjetividade e que estabelece uma relação face a face. Reflete-se ainda acerca dos motivos-para e motivos-porque da prática de enfermagem. Conclusão: Conclui-se que a tipificação da prática de enfermagem traduz-se na compreensão de uma profissão essencialmente complexa, que se fundamenta no cuidar como elemento medular de suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Candido de Oliveira Salvador PT, Pereira Santos VE, Vieira Tourinho FS, Cruz Enders B. Comprehensive approach of nursing: possibility of interpretation based on alfred schutz. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de janeiro de 2014 [citado 19º de janeiro de 2022];6(1):183-9. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2844
Seção
Review
Biografia do Autor

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFRN (PPGENF-UFRN). Professora Substituta da Escola de Enfermagem de Natal e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e vice líder do grupo laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Francis Solange Vieira Tourinho, UFRN

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Bertha Cruz Enders, UFRN

Enfermeira. PhD em Enfermagem pela Texas Woman's University , Dallas, Tx, USA. Professora Colaboradora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)