The experience of accompanying a family member hospitalized for cancer

Main Article Content

Claudelí Mistura
Fabiane Weber Schenkel
Bruna Vanessa Costa da Rosa
Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini

Resumo

Objetivo: Conhecer a experiência do familiar que acompanha o adulto doente de câncer durante a internação hospitalar. Métodos: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram seis familiares, por meio de entrevista aberta. A análise ocorreu pela Análise de Conteúdo Temática. Resultados: da análise das informações emergiram categorias que abordam os arranjos para acompanhar o familiar doente, a estrutura hospitalar para a permanência do acompanhante, o relacionamento com os profissionais de saúde, os sentimentos em relação à doença e ao familiar doente e as fontes de apoio para o acompanhante e o familiar doente. Conclusão: a internação modifica a dinâmica familiar, sendo que para o acompanhante cuidar de seu familiar doente e enfrentar suas dificuldades surgidas necessita contar com o apoio e a ajuda da família, bem como dos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Mistura C, Schenkel FW, Rosa BVC da, Girardon-Perlini NMO. The experience of accompanying a family member hospitalized for cancer. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 29º de janeiro de 2014 [citado 19º de maio de 2022];6(1):47-61. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2867
Seção
Research
Biografia do Autor

Claudelí Mistura, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Mestranda do do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Fabiane Weber Schenkel, Hospital de Caridade de Ijuí - HCI

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cardiologia.

Bruna Vanessa Costa da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Enfermeira. Mestranda do PPGEnf da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)