SERVICE FOR ELDERLY IN PRIMARY CARE HEALTH: SOCIAL REPRESENTATIONS
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Resumo
Objetivo: Avaliar o atendimento oferecido ao idoso na atenção básica na perspectiva das representações sociais. Método: Estudo exploratório em uma abordagem qualitativa realizado com setenta idosos atendidos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Rangel II, em João Pessoa-Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semi-estruturada. Os dados obtidos foram analisados com o auxilio do software Alceste e interpretados no aporte teórico das representações sociais. Resultados: Os resultados apontaram duas classes ou categorias: a) dimensões sócio-afetivas representadas, por: atendimento ruim, devagar e cabelos brancos; b) experiências com o serviço: aceitar, bom, médico, atendimento, bem, envelhecimento, experiência e pouco. Conclusão: os idosos avaliam o atendimento com conteúdos negativos salientados nas falas: falta de atendimento das necessidades reais dos idosos; distanciamento dos idosos do serviço; pouca interação do usuário com o serviço e não utilização da estratégia de acolhimento. Este último aspecto é hoje uma das ferramentas mais importantes a ser utilizada nas Estratégias de Saúde da Família.
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Como Citar
1.
Mendes CKTT, Moreira MASP, Bezerra VP, Sarmento AMMF, Silva LC da, Sá CMCP de. SERVICE FOR ELDERLY IN PRIMARY CARE HEALTH: SOCIAL REPRESENTATIONS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de janeiro de 2013 [citado 30º de março de 2023];5(1):3443-52. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2873
Edição
Seção
Research
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