A PERCEPÇÃO DAS MULHERES ACERCA DA SUA PARTURI(A)ÇÃO

Autores

  • Erika Claro da Silva
  • Inês Maria Meneses dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

saúde da mulher, parto humanizado, enfermagem obstétrica

Resumo

OBJETIVOS: descrever, sob a ótica materna, a assistência recebida durante os processos de gestação, parto e nascimento; analisar a percepção da mulher sobre a assistência recebida no parto eutócico, tomando como base sua história de vida. MÉTODO: Estudo qualitativo. Utilizou o método História de Vida. Foram entrevistadas dez mulheres católicas de uma igreja do município do Rio de Janeiro, que vivenciaram partos eutócicos na rede pública de saúde. RESULTADOS: A análise temática resultou em três categorias: gravidez, parturição e puerpério. CONCLUSÃO: As práticas profissionais no manejo do parto estão enviesadas pelo modelo biomédico, ainda distante do preconizado pelo Programa de Humanização do Ministério da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erika Claro da Silva

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

Inês Maria Meneses dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, EEAP/UNIRIO. Núcleo de Pesquisa, Estudos e Experimentação na área da Saúde da Mulher e da Criança (NuPEEMC) e do Grupo de Estudos em Enfermagem nas Áreas Perinatal e da Mulher no seu Ciclo Vital.

Downloads

Publicado

2009-09-02

Como Citar

1.
Silva EC da, Santos IMM dos. A PERCEPÇÃO DAS MULHERES ACERCA DA SUA PARTURI(A)ÇÃO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de setembro de 2009 [citado 19º de abril de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/296

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics