Breastfeeding during adolescence: life history of first-time mothers

Autores

  • Thelma Spindola Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Carla Feques Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Renata Lazone Cavalcanti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Vinícius Rodrigues Fernandes da Fonte Universidade Veiga de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.414-424

Palavras-chave:

Aleitamento materno, adolescente, saúde do adolescente

Resumo

Objetivos: Identificar fatores que influenciam no aleitamento materno da mãe primípara adolescente e compreender o significado do aleitamento para esta mulher. Métodos: Estudo descritivo de natureza qualitativa. Os sujeitos foram 14 mães adolescentes primíparas, convidadas a participar da investigação durante consulta de puericultura em uma Unidade Básica de Saúde do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados através de um gravador com emprego da técnica de História de Vida e analisado através de conteúdo temático-categorial. A pesquisa foi apreciada e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do HUPE/UERJ Nº1116/2005. Resultados: As jovens revelaram a existência de diversos fatores que influenciam no significado que atribuem à amamentação como os aspectos biológicos, psicológicos, sociais, econômicos e familiares contribuindo à construção de uma multiplicidade de significados. Conclusão: A mãe adolescente, ao conceber seu primeiro filho, vivencia a emoção e o sentimento associado à maternidade e o ato de amamentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Spindola, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Enfermeira Obstétrica aposentada do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) da UNIRIO.

Adriana Carla Feques Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Sanitarista. Pós-graduada em residência nos moldes de Especialização na Área de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Saúde Coletiva pela Universidade Gama Filho. Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Nova Iguaçu. Enfermeira da Maternidade Carmela Dutra.

Renata Lazone Cavalcanti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho.

Vinícius Rodrigues Fernandes da Fonte, Universidade Veiga de Almeida

Enfermeiro pela Universidade Veiga de Almeida. Especialização em andamento pelo programa de residência em saúde do adolescente do Hospital Universitário Pedro Ernesto / UERJ e em sexualidade humana pela Faculdade de Medicina da USP.

Publicado

2014-01-29

Como Citar

1.
Spindola T, de Oliveira ACFC, Cavalcanti RL, da Fonte VRF. Breastfeeding during adolescence: life history of first-time mothers. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 29º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(1):414-2. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2965

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics