Implementation of a database for a NICC in a hospital: experience report

Autores

  • Silvio Cesar da Conceição Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Gicélia Lombardo Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO
  • Hercília Regina do Amaral Montenegro Hospital Federal Cardoso Fontes

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.408-413

Palavras-chave:

Enfermagem, Treinamento em Serviço, CCIH

Resumo

Objetivos: Relatar a experiência de um grupo de enfermeiros residentes no planejamento, desenvolvimento e implementação de um banco de dados para a CCIH de um Hospital Federal do município do Rio de Janeiro. Métodos: Relato de experiência cujo foco é a descrição de todas as etapas, desde a concepção do programa no Epi-Info até o início da utilização pelos profissionais do hospital. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de novembro de 2011 e fevereiro de 2012. Resultados: A pesquisa exigiu dos enfermeiros residentes a realização de uma atividade com caráter multi-profissional, permitindo aos mesmos o desenvolvimento prático de articulação de idéias e resolução de conflitos. Conclusões:  A percepção das necessidades de cada unidade de treinamento, a postura pró-ativa e a disposição para a execução de atividades inovadoras pode ser um diferencial para os enfermeiros residentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Cesar da Conceição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida. Residente de Enfermagem Clínico-Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO). Pós-Graduando em Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade Veiga de Almeida.

Gicélia Lombardo Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Mestre em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Moldes de Residência da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Hercília Regina do Amaral Montenegro, Hospital Federal Cardoso Fontes

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ). Graduada em Enfermagem pela Universidade  Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Professora Assistente I Centro Universitario UNIABEU. Coordenadora do Serviço de Educação Continuada do Hospital Federal Cardoso Fontes/Coordenadora local dos Residentes de Enfermagem MS/UNIRIO. Membro da Diretória Colegiada do Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem NUPHEBRAS EEAN/UFRJ.

Publicado

2014-01-29

Como Citar

1.
Conceição SC da, Pereira GL, Montenegro HR do A. Implementation of a database for a NICC in a hospital: experience report. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 29º de janeiro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];6(1):408-13. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2981

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics