Practice of the intensive nurse in the treatment of pressure ulcers

Main Article Content

Anna Livia de Medeiros Dantas
Patrícia Cabral Ferreira
Késsya Dantas Diniz
Ana Beatriz Almeida Medeiros
Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira

Resumo

Objetivo: analisar a atuação dos enfermeiros de unidade de terapia intensiva no tratamento das úlceras por pressão. Métodos: estudo descritivo desenvolvido com 13 enfermeiros da unidade de terapia intensiva de um Hospital Universitário no nordeste do Brasil. Um questionário foi aplicado em junho e julho de 2011 e submetido à análise de conteúdo temática. O estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Protocolo 047/2011) e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética 0240.0.051.000.  Resultados: os enfermeiros mencionaram como atuação a avaliação inicial; a escolha da cobertura, conforme avaliação individual; e a realização de desbridamento mecânico. Conclusão: a atuação dos enfermeiros do estudo é restrita e não segue uma padronização dos cuidados.

 

Descritores: Úlcera por Pressão; Assistência de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Dantas AL de M, Ferreira PC, Diniz KD, Medeiros ABA, Lira ALB de C. Practice of the intensive nurse in the treatment of pressure ulcers. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 17º de maio de 2022];6(2):716-24. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3081
Seção
Research
Biografia do Autor

Anna Livia de Medeiros Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal , RN, Brasil.

Patrícia Cabral Ferreira, Universidade Federal doo Rio Grande do Norte

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal , RN, Brasil. 

Késsya Dantas Diniz, Universidade Federal doo Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Enfermeira do Hospital Universitário Onofre Lopes. Natal, RN, Brasil. 

Ana Beatriz Almeida Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal doo Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta II do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)