Cardiovascular risk stratification in young adults: relation to blood pressure, and found anthropometry biochemical

Autores

  • Emiliana Bezerra Gomes Universidade Regional do Cariri
  • Thereza Maria Magalhães Moreira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.918-928

Palavras-chave:

Doenças Cardiovasculares, Risco, Enfermagem, Adulto Jovem, Estudantes.

Resumo

Objetivo: Estratificar o risco cardiovascular de adultos jovens pelo Escore de Risco Framingham (ERF) e relacioná-lo à pressão arterial, dados antropométricos e bioquímicos. Métodos: Estudo quantitativo, realizado com 351 escolares adultos jovens de 12 escolas públicas em Juazeiro do Norte – Ceará, selecionados aleatoriamente, estratificados por escola e turno. Os dados sociodemográficos foram coletados por questionário, seguido da verificação objetiva da pressão arterial e circunferência abdominal (CA). A coleta de material e análise bioquímica, medida de peso e altura, foram realizadas em laboratório contratado. Resultados: Foi constatado ter maioria feminina, mestiça, conciliando estudo e trabalho. Foi pequeno o risco dos adultos jovens pelo ERF, porém, estatisticamente significativo, entre ERF e pressão arterial diastólica, CA, índice de massa corporal e colesteróis HDL, LDL e triglicerídeos. Conclusão: Quantificar riscos cardiovasculares em adultos jovens pode subsidiar ações de enfermagem relevantes na promoção da saúde cardiovascular.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emiliana Bezerra Gomes, Universidade Regional do Cariri

Doutoranda em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em assistência de enfermagem ao adulto e cuidado clínico em enfermagem cardiovascular.

Thereza Maria Magalhães Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Programa (Mestrado e Doutorado) Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde; e do Programa (Mestrado e Doutorado) em Saúde Pública-Saúde Coletiva (Mestrado UECE e Doutorado em Associação Ampla UECE, UFC e UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Enfermagem Clínica.

 

Publicado

2014-06-25

Como Citar

1.
Gomes EB, Moreira TMM. Cardiovascular risk stratification in young adults: relation to blood pressure, and found anthropometry biochemical. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de junho de 2014 [citado 20º de abril de 2024];6(3):918-2. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3139

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics