Humanization and welcomingin the conception and practice of nursing students

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Kálya Yasmine Nunes de Lima
Akemi Iwata Monteiro
Ana Dulce Batista dos Santos
Polyanna Keitte Fernades Gurgel

Resumo

Objetivo: ANALISAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DO ÚLTIMO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A RESPEITO DOS PRINCÍPIOS DE HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO QUE NORTEIAM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E SUA APLICAÇÃO NA PRÁTICA ASSISTENCIAL. Método: ESTUDO QUALITATIVO DO TIPO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO, COM 26 ALUNOS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS SOBRE OS CONCEITOS DE HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO E ANALISADOS CONFORME A ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN. Resultados: DIANTE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO EMERGIRAM TRÊS NÚCLEOS TEMÁTICOS: CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO; CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE ACOLHIMENTO; E APLICAÇÃO DOS CONCEITOS, OS QUAIS SUBSIDIARAM A DISCUSSÃO DE SEIS CATEGORIAS. Conclusão: PREVALECEU UMA VISÃO RESTRITA SOBRE O CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO, VALORIZANDO APENAS O APERFEIÇOAMENTO DA RELAÇÃO USUÁRIO-PROFISSIONAL. PARA O ACOLHIMENTO, O CONHECIMENTO APREENDIDO SUGERIU UM MELHOR APROFUNDAMENTO TEÓRICO, TRAZENDO RELAÇÕES COM OUTROS CONCEITOS PARA SUA EFETIVAÇÃO. 

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Como Citar
1.
Lima KYN de, Monteiro AI, Santos ADB dos, Gurgel PKF. Humanization and welcomingin the conception and practice of nursing students. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 17º de maio de 2022];6(2):735-46. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3152
Seção
Research
Biografia do Autor

Kálya Yasmine Nunes de Lima, UFRN

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós- Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Akemi Iwata Monteiro, UFRN

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Professor Associado II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa: Cuidado de enfermagem em diferentes fases da vida da UFRN. 

Ana Dulce Batista dos Santos, UNIVASF

Enfermeira. Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Docente do Colegiado de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 

Polyanna Keitte Fernades Gurgel, UFRN

Enfermeira. Mestranda do programa de Pós- Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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