OS REGISTROS NA ASSISTÊNCIA E NA PESQUISA COM O CLIENTE INTERNADO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Carolina Fernandes Portella Unirio
  • Bianca Alves Gonçalves de Almeida Unirio
  • Osnir Claudiano da Silva júnior unirio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Registro de Enfermagem, Pesquisa em Enfermagem Clínica.

Resumo

Relato de experiência, baseado na vivência de três acadêmicas de enfermagem durante o ensino clínico hospitalar. Objetivos: descrever as dificuldades de acesso ao prontuário do cliente numa unidade de internação e discutir o uso dos prontuários para a equipe de saúde. Metodologia: trata-se de um estudo teórico-empírico de caráter qualitativo, quase-experimental, não-randomizado, em tempo retrospectivo. Resultados: neste período, as alunas realizaram um estudo de caso, no qual encontraram dificuldades na fase de coleta de dados devido à deficiência nas anotações nos prontuários. Tal fato serviu como motivação para a realização do estudo. Conclusão: uma vez evidenciadas as inúmeras dificuldades de acesso ao prontuário pelas acadêmicas de enfermagem e a relevância do registro para a equipe de saúde, espera-se que ocorra maior valorização do prontuário, a fim de que se eleve a qualidade do serviço prestado e se ampliem as possibilidades de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes Portella, Unirio

Enfermeira graduada na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Pesquisa em História da Enfermagem - LAPHE.

Bianca Alves Gonçalves de Almeida, Unirio

Enfermeira graduada na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Pesquisa em História da Enfermagem - LAPHE.

Osnir Claudiano da Silva júnior, unirio

Professor Doutor da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Membro do Laboratório de Pesquisa em História da Enfermagem - LAPHE.

Downloads

Publicado

2009-10-27

Como Citar

1.
Portella CF, Almeida BAG de, da Silva júnior OC. OS REGISTROS NA ASSISTÊNCIA E NA PESQUISA COM O CLIENTE INTERNADO: UM ESTUDO DE CASO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de outubro de 2009 [citado 29º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/319

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics