Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario

Autores

  • Paulo Sergio da Silva UNIFESO
  • Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva UNIFESO
  • Nébia Maria Almeida de Figueiredo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1047-1057

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Educação em Enfermagem, Tutoria.

Resumo

Objetivos: Discutir como os pilares da educação potencializam a formação profissional do enfermeiro. Método: Estudo de pesquisa qualitativa, o cenário da pesquisa foi um Centro Universitário Privado da Região Serrana, situado em um município do Estado do Rio de Janeiro, os sujeitos envolvidos foram 90 estudantes do 1º ao 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu através de questionário, durante os meses de março a julho de 2011. Resultados: Os resultados foram organizados em quatro categorias temáticas: o aprender a conhecer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a ser no processo de formação do enfermeiro; o aprender a fazer no processo de formação do enfermeiro; o aprender a conviver no processo de formação do enfermeiro. Conclusão: Assim, foi observado que o processo tutorial atende as diretrizes estabelecidas pelos pilares da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sergio da Silva, UNIFESO

Possui graduação em Enfermagem e especialização em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior, ambas realizadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente é professor do Curso de Graduação de Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos.   

Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva, UNIFESO

Enfermeira e Advogada. Professora (Tutora) dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos-UNIFESO-Teresópolis/RJ. Especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENPS / FioCruz - RJ. Doutora em Enfermagem, pela Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN / UFRJ. Membro da Diretoria Colegiada do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem do Departamento de Metodologia da Enfermagem (NUPESEnf) EEAN/UFRJ. 

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ.

Publicado

2014-07-02

Como Citar

1.
Silva PS da, Dantas da Silva CM dos SLM, Figueiredo NMA de. Images built on the graduation of the nurse from the tutorial scenario. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de julho de 2014 [citado 29º de março de 2024];6(3):1047-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3300

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics