Postoperative visit as a strategy for assessment of nursing care quality in intraoperative

Autores

  • Tatiane Xavier UERJ
  • Maristela Freitas Silva UERJ
  • Thais Falcão Pereira Frias UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1139-1151

Palavras-chave:

Enfermagem, centro cirúrgico, qualidade da assistência

Resumo

Objetivo: Avaliar a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao paciente no período transoperatório. Métodos: Pesquisa de campo, quantitativa descritiva, realizada com 25 pacientes internados nas enfermarias cirúrgicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no período pós-operatório, entre julho a outubro de 2012. Os dados foram obtidos da entrevista e do exame físico constantes no instrumento de visita pós-operatória, construído para avaliar a assistência de enfermagem prestada no período transoperatório. A análise dos dados deu-se pela estatística descritiva simples. Resultados: Um paciente apresentou dois eventos adversos relacionados ao posicionamento cirúrgico e à duração da cirurgia; a assistência prestada atendeu às expectativas dos pacientes.conclusão: O instrumento de visita pós-operatória foi eficaz para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem prestada no período transoperatório.Descritores: Enfermagem de centro cirúrgico, período perioperatório, segurança do paciente, qualidade da assistência à saúde, avaliação de processos e resultados (cuidados de saúde).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Xavier, UERJ

Enfermeira especialista em Centro Cirúrgico pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. 

Maristela Freitas Silva, UERJ

Enfermeira no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Thais Falcão Pereira Frias, UERJ

Enfermeira, mestre em enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Especialista em enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização pela UERJ, professora substituta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ. 

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Xavier T, Silva MF, Pereira Frias TF. Postoperative visit as a strategy for assessment of nursing care quality in intraoperative. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 19º de abril de 2024];6(3):1139-51. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3353

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics